cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    6 filmes para entender a Primeira Guerra Mundial

    Explicamos melhor esse conflito pouco retratado no cinema
    Por Daniel Reininger
    11/11/2021 - Atualizado há 21 dias

    Diferentemente da Segunda Guerra Mundial, que conta com centenas de filmes impactantes sobre o terrível conflito que abalou o mundo, a Primeira Guerra Mundial conta com poucos títulos, o que chega a ser algo curioso, já que 40 milhões de vidas foram perdidas em quatro anos. 

    Embora sua escala tenha sido menor e, na prática, ter resultado na catastrófica Segunda Guerra, ela foi um dos momentos mais sombrios da humanidade quando, pela primeira vez, se viu o poder destrutivo das novas armas de guerra impulsionadas pela tecnologia moderna.

    Então, nesse dia 11 de novembro, comemoramos o fim desse terrível conflito e se você não lembra ou não sabe o que aconteceu naquela época, a gente te conta e ainda indica alguns bons filmes para você entender melhor a Primeira Guerra Mundial:

    Primeira Guerra Mundial

    A Primeira Guerra Mundial, também conhecida como Grande Guerra, foi um conflito bélico global centrado na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. 

    A guerra envolveu as grandes potências do mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: Aliados, unidos com base na Tríplice Entente que inicialmente era composto por Reino Unido, França e Rússia e os Impérios Centrais, compostos na guerra por Alemanha e a Áustria-Hungria, Império Otomano e Bulgária.

    Mais de setenta milhões de militares foram mobilizados e mais de nove milhões de combatentes foram mortos, em grande parte por causa de avanços tecnológicos que determinaram um crescimento enorme na letalidade de armas. Foi o sexto conflito mais mortal na história da humanidade e abriu caminho para várias mudanças políticas, como revoluções em muitas das nações envolvidas.

    Entre as causas da guerra incluem-se as políticas imperialistas estrangeiras das grandes potências da Europa, como o Império Alemão, o Império Austro-Húngaro, o Império Otomano, o Império Russo, o Império Britânico, a Terceira República Francesa e a Itália, que nessa guerra lutou ao lado da Inglaterra e Estados Unidos.

    Em 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip, em Sarajevo, na Bósnia, foi o gatilho da guerra, o que resultou em um ultimato da Áustria-Hungria contra o Reino da Sérvia. Dentro de algumas semanas, as grandes potências estavam em guerra, inclusive através de suas colônias, pelas quais o conflito se espalhou ao redor de boa parte do planeta.

    Filmes

    Embora não sejam tão comuns quanto os filmes da Segunda Guerra Mundial, alguns títulos disponíveis no streaming merecem sua atenção:

    1917

    Cena de 1917Reprodução

    Dirigido por Sam Mendes, de 007 - Operação Skyfall, 1917 é um feito técnico impressionante com história simples e eficiente sobre dois soldados britânicos, Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman), encarregados de cruzarem as linhas inimigas e entregarem uma mensagem que pode impedir o massacre de milhares de soldados, entre eles, o irmão de Blake. O longa captura o terror das trincheiras da Primeira Guerra Mundial de forma surpreendentemente realista.

    Onde ver: Telecine Play e NOW

    Mulher-Maravilha

    Cena do filme Mulher-MaravilhaReprodução

    Embora apresente elementos fantásticos, o filme mostra bem os terrores e as dificuldades da Primeira Guerra .Diana, princesa das amazonas, foi treinada para ser uma guerreira invencível. Criada em uma ilha paradisíaca isolada, ela descobre que um enorme conflito assola o mundo exterior quando um piloto americano cai em suas terras. Diana deixa sua casa, convencida de que pode parar a ameaça. Lutando ao lado de homens em uma guerra para acabar com todas as guerras, Diana descobre a dimensão de seus plenos poderes e seu verdadeiro destino.

    Onde ver: HBO Max

    A Promessa

    Cena de A PromessaReprodução

    Em 1915, durante a Primeira Guerra Mundial e nos momentos finais da dissolução do Império Otomano, Michael Boghosian, um armênio noivo de uma jovem de sua aldeia, viaja a Constantinopla para estudar medicina. Ali, encontra-se com um jornalista norte-americano e sua namorada, por quem se apaixona. Quando o Império Otomano passa a perseguir as suas próprias minorias étnicas, é necessário unir forças para tentar sobreviver ao genocídio armênio.

    Onde ver: HBO Max

    Eles não envelhecerão

    Cena de Eles não envelhecerãoReprodução

    Eles não envelhecerã) é um filme documentário lançado em 2018 dirigido e produzido por Peter Jackson, criado a partir de filmes originais da Primeira Guerra Mundial que estavam nos arquivos do Museu Imperial da Guerra, de Londres. Ao lado de a uma equipe de pesquisadores e restauradores, o cineasta reuniu vídeos e trechos extremamente impactantes e fez uma remontagem através da perspectiva cronológica dos detalhes mais sórdidos e intimistas da época.

    Onde ver: Telecine Play

    Lawrence da Arábia

    Cena de Lawrence da ArábiaReprodução

    Esse filme épico britano-estadunidense de 1962, foi um sucesso imediato tanto de público quanto de crítica, e tem figurado constantemente em listas dos maiores de todos os tempos. Em 1916, em plena Primeira Guerra Mundial, o jovem tenente do exército britânico estacionado no Cairo pede transferência para a Península Arábica, onde vem a ser oficial de ligação entre os rebeldes árabes e o exército britânico, aliados contra os turcos, que desejavam anexar ao seu Império Otomano a Península Arábica. Lawrence, admirador confesso do deserto e do estilo de vida beduíno, oferece-se para ajudar os árabes a se libertarem dos turcos.

    Onde ver: Google Play, Microsoft Store, Apple Store.

    Sarajevo

    Cena de SarajevoReprodução

    Em 28 de junho de 1914, o arquiduque Franz Ferdinand da Áustria está em Sarajevo com sua esposa Sophie. Enquanto percorrem a cidade de carro, são vítimas de um atentado e morrem. Isso é um dos gatilhos da Primeira Guerra Mundial. Ao desvendar o assassino, um investigador vira alvo de uma rede de intrigas.

    Onde ver: Netflix

    Veja mais