cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Filmes passam a estrear às quintas-feiras no Brasil

    Exibidores nacionais antecipam estreias em um dia a partir de 13 de março
    Por Roberto Guerra
    21/02/2014
    Cinema

    Dia de conferir aquela estreia esperada nos cinemas agora é quinta-feira. A partir de 13 de março os lançamentos nos cinemas nacionais ocorrerão um dia antes do habitual. Com isso, o país segue realidade bem-sucedida em vários países que abrem a programação de cinema nesse dia, como Argentina, Peru, Bolívia e Chile.

    Nações que estão entre as maiores bilheterias do mundo, como Alemanha, Rússia e Austrália, também adotam a estreia antecipada. Com a mudança, alguns filmes chegarão ao Brasil antes mesmo que em seus países de origem, como os Estados Unidos, que iniciam a programação às sextas.

    "Hoje a quinta-feira é agitada, animada em várias cidades do Brasil. Mas o público interessado em filmes não encontra novidade neste dia. A partir de 13 de março o cinema entra também no cardápio de opções da quinta-feira", diz Paulo Lui, presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas.

    Para Lui, a mudança pode influenciar positivamente nos resultados de filmes médios nacionais e internacionais, que nem sempre têm verba para uma comunicação pesada antes da estreia. "Eles ganham mais um dia de boca a boca".

    A novidade acontece na semana logo depois do Carnaval, com estreias como os brasileiros Alemão, de José Belmonte; Éden, de Bruno Safadi, e os internacionais About Last Night, Need for Speed, Refém da Paixão e Vampire Academy: O Beijo das Sombras.

    "Há 25 anos a cine semana começava às quintas. Na época, decidiu-se mudar porque as datas de estreia no Brasil estavam se aproximando das estreias nos EUA. Hoje não há impedimento de estrearmos na quinta-feira um filme que vai passar nos Estado Unidos no dia seguinte", avalia Lui.