cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Você sabia que o final de Laranja Mecânica deveria ser diferente?

    O final do clássico longa dirigido por Stanley Kubrick não foi o mesmo trazido no romance que o inspirou
    Por Thamires Viana
    26/04/2021 - Atualizado há 6 meses

    Nesta segunda-feira (26) o clássico Laranja Mecânica, filme de Stanley Kubrick, completa 49 anos de lançamento no Brasil. Marcando a história do cinema mundial, o drama baseado no romance homônimo de Anthony Burgess, publicado em 1962, trouxe às telas um final bem diferente daquele proposto pelo escritor britânico. 

    Com o ator Malcolm McDowell vivendo o jovem delinquente Alex DeLarge, Laranja Mecânica é ambientado na Inglaterra, quando as gangues passam a causar terror entre a população e Alex, líder de um desses grupos, acaba preso e submetido à um tratamento de reeducação.

    Veja como seria o final do clássico de acordo com a mente de Burgess:

    Cuidado com possíveis spoilers!

    No livro

    Nas páginas do romance de 1962, Alex é um adolescente psicótico enviado à prisão por todos os crimes e caos cometidos por ele e sua gangue. No local, ele é submetido à terapia de aversão e sai disposto a se tornar um homem respeitado, que cumpre todas as regras e que deixa para trás todo o comportamento deplorável que o fez ser preso. O final do livro não leva Alex ao arrependimento ou revolta, mas mostra que ele realmente está curado pela terapia.

    No longa de Kubrick

    O roteiro foi baseado na versão americana no romance e acabou omitindo algumas informações importantes do final. Por exemplo, Alex também é levado à terapia de aversão, mas o filme dá a entender que ele não está totalmente curado, já que mantém o mesmo comportamento estranho de antes. Burgess, o autor, chegou a criticar o filme de Kubrick apontando que esse desfecho glorificava as ações abomináveis do personagem, algo que não era seu intuito.

    E aí, qual final você gosta mais? Alex curado ou Alex "fingindo" a cura?  

    Veja mais: