cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Forrest Gump completa 26 anos e continua um grande clássico

    Longa estrelado por Tom Hanks chegou aos cinemas brasileiros em 07 de dezembro de 1994
    Por Thamires Viana
    07/12/2020

    Forrest Gump - O Contador De Histórias completa 26 anos de lançamento brasileiro nesta segunda-feira (07). Eternizado por Tom Hanks, o longa marcou os anos 90 com uma história repleta de drama, conquistando o público com lições de esperança e determinação.

    Vencedor de seis Oscars, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator para Hanks e Melhor Roteiro Adaptado, o clássico lançado em 1994 é até hoje considerado um dos melhores filmes da década.

    Para celebrar essa data, relembramos a trama, curiosidades e um antes e depois do elenco.

    Trama

    Forrest Gump (Tom Hanks) é um rapaz inocente que passeia pela história norte-americana de três décadas. Com seu jeitão puro, ele luta no Vietnã, é condecorado, conhece o presidente Kennedy, fala em uma grande concentração pacifista em Washington, circula pela era da libertação sexual. Assim, leva aos espectadores as transformações pelas quais a sociedade local passou desde a década de 60. Para muitos é uma cínica sátira ao sonho americano, já para outros, a mais pura exaltação do mesmo.

    Curiosidades

    Escolhas

    Os atores John Travolta, Bill Murray e Chevy Chase foram os primeiros nomes cogitados para estrelar o filme, mas no final Tom Hanks se mostrou a escolha perfeita para o papel. O ator até hoje é lembrado por seu personagem e pela forma magnífica que interpretou Forrest.

    Não curtiu

    Winston Groom, autor do livro que inspirou roteiro do filme, revelou em algumas entrevistas que não gostou nem um pouco da atuação de Tom Hanks nas telonas. Inacreditável, já que o ator ganhou um Oscar pelo trabalho!

    Em família

    Nem todas as cenas de corrida do longa foram gravadas por Tom Hanks. Como não era viável que o ator viajasse por tantas cidades apenas para fazer cenas curtas, a produção optou por contratar dublês, inclusive Jim Hanks, irmão do ator, para substituí-los em algumas delas. 

    Idade

    Embora a atriz Sally Field tenha vivido a mãe de Forrest na trama, ela é apenas dez anos mais velha que Hanks na vida real. Ele nasceu em 9 de julho de 1956 e tem 64 anos. Já ela nasceu em 6 de novembro de 1946 e atualmente está com 74 anos de idade. 

    Sucesso!

    Forrest Gump - O Contador De Histórias arrecadou cerca de US$ 677 milhões de dólares nas bilheterias mundiais e se consagrou como o único filme que fez sucesso comercial significativo nas bilheterias do Estados Unidos em 1994.

    Percebeu?

    Nas cenas que marcam a transição de idade de Forrest, é possível ver que o personagem está sempre usando uma camisa listrada em tons de azul claro.

    Sem cachê

    Tom Hanks não recebeu um salário fixo para trabalhar no filme. Em seu contrato, ele optou por ganhar uma porcentagem dos lucros de bilheteria. No final das contas, o ator garantiu a bagatelha de US$ 60 milhões. Vale lembrar que ele assinou com o estúdio depois de uma hora e meia lendo o roteiro e exigiu que o longa fosse historicamente preciso.

    Improviso

    A frase "Meu nome é Forrest Gump. As pessoas me chamam de Forrest Gump", foi improvisada por Tom Hanks durante as filmagens da cena, e o diretor Robert Zemeckis gostou tanto que decidiu mantê-la no final.

    Elenco

    Tom Hanks | Forrest Gump

    Montagem - Tom Hanks

    Atualmente com 64 anos, o ator que viveu Forrest Gump continua na ativa como um dos mais consagrados de Hollywood. Sempre elogiado e com ótimos papéis na carreira, Hanks continua muito querido nas telonas. Entre seus trabalhos mais atuais estão Greyhound: Na Mira Do Inimigo, Um Lindo Dia Na Vizinhança e The Post - A Guerra Secreta.

    Sally Field | Senhora Gump

    Montagem - Sally Field

    A atriz que interpretou Senhora Gump, a mãe de Forrest, tem agora 74 anos e ainda brilha nos cinemas. Muito carismática, a atriz atuou nos recentes Pequeno Demônio, O Espetacular Homem-aranha 2: A Ameaça De Electro e na série Maniac

    Robin Whight | Jenny Curran

    Montagem - Robin Wright

    Claramente você se recorda dela como Jenny Curran, o amor da vida de Forrest. Nas telonas, Wright trabalhou nos longas Mulher-maravilha, Blade Runner 2049 e Liga Da Justiça, mas seu maior destaque nos últimos anos foi na série House of Cards, onde viveu Claire Underwood. 

    Gary Sinise | Tenente Dan

    Montagem - Gary Sinise

    Como o Tenente Dan, o ator recebeu um Oscar de Ator Coadjuvante pelo longa e marcou o filme como um dos personagens mais emblemáticos. Ele esteve no elenco de Capitão América: O Soldado Invernal, Enquanto Estivermos Juntos e na popular série Sex Education.

    Michael Conner Humphreys | Jovem Forrest

    Montagem - Michael Connor Humphreys

    O jovem ator que interpretou Forrest Gump ainda criança não permaneceu fixo na carreira e acabou se alistando ao exército americano. No entanto, ele teve papéis menores em algumas produções. Em 2011, por exemplo, participou do filme Desbravadores: Na Companhia de Estranhos e no IMDB seu nome já aparece creditado na série Knight's End, que tem lançamento previsto para 2021. 

    Mykelti Williamson | Bubba

    Montagem - Mykelti Williamson

    Lembra do Bubba, um dos melhores amigos de Forrest no longa? O ator continua na carreira, mas direcionando seus trabalhos em séries de TV. As mais recentes incluem Insecure, Máquina MortíferaDesignated Survivor.

    Hanna Hall | Jovem Jenny

    Montagem - Hanna Hall

    A atriz que viveu a versão mirim de Jenny Curran encantou o público nos anos 90. Agora, aos 36 anos, ela continua atuando em séries de TV como The PurgeMasters of Sex e Mentes Criminosas. Em 2007, ela também esteve no elenco de Halloween: O Início.

    Sam Anderson | Diretor Hancock

    Montagem - Sam Anderson

    O ator Sam Anderson ficou marcado por interpretar o Diretor Hancock no longa. Ele também continuou trabalhando nas telonas e tem em seu currículo filmes como Ouija - Origem Do Mal, O Herdeiro Do Diabo e Água Para Elefantes. Ele também já atuou nas séries Grey's Anatomy e Como Defender um Assassino.

    Haley Joel Osment | Forrest Júnior

    Montagem - Haley Joel Osment

    Como o filho de Forrest e Jenny, esse foi o primeiro papel do ator que viria a marcar o gênero do suspense. Logo depois, ele se tornou um dos rostinhos mais conhecidos do cinema ao viver Cole Sear em O Sexto Sentido. Atualmente, aos 32 anos de idade, ele também segue na atuação e seus trabalhos mais recentes foram em Ted Bundy: A Irresistível Face Do Mal e nas séries The Boys e O Método Kominsky.

    Oscar 

    Em 1995, Forrest Gump - O Contador De Histórias chegou ao Oscar com 13 indicações, tornando-se um dos longas mais indicados da história da premiação. Elogiado por público e crítica, a produção saiu da cerimônia vencedora de seis estatuetas sendo elas:

    Melhor Filme
    Melhor Direção para Robert Zemeckis
    Melhor Ator para Tom Hanks
    Melhor Roteiro Adaptado para Eric Roth
    Melhor Edição e Melhores Efeitos Visuais. 

    Produção

    Dirigido por Robert Zemeckis (Convenção Das Bruxas, O Voo e Bem-vindos À Marwen) e com roteiro assinado por Eric Roth (Nasce Uma Estrela, Duna e O Curioso Caso De Benjamin Button), o longa ainda traz no elenco nomes como Margo Moorer, Harold G. Herthum, Rebecca Williams e Siobhan Fallon Hogan.

    Forrest Gump - O Contador De Histórias está disponível nos catálogos da Netflix, Globoplay, Amazon Prime Video e Telecine Play.

     

    Veja também:

    Filmes de superação para ver a vida de forma mais positiva

    Caiu um cisco no meu olho: os 10 filmes que mais nos fizeram chorar

    Nostalgia total: filmes que nos transportam diretamente para o passado