cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Fotos de Marilyn Monroe vão a leilão na Internet

    Por Da Redação
    23/02/2001

    O site da eBay colocará à venda, no próximo mês, fotos históricas de Marilyn Monroe nua. Possivelmente, este será o maior leilão pela Internet já visto. Mas alguns críticos alertam os compradores.

    Se Marilyn, aos 22 anos, tivesse consciência de seu sex-appeal em 1949, quando posou para a famosa série de fotos conhecida como "veludo vermelho", ela provavelmente não saberia o valor de sua assinatura em um contrato padrão de modelos.

    Mas 52 anos depois, enquanto suas imagens podem ser encontradas em incontáveis revistas, calendários e sites por toda Internet, o pedaço de papel no qual Monroe cedeu o direito às fotografias é estimado em muitos milhões de dólares.

    Tom Kelley Jr., cujo pai tirou as famosas fotos, disse que o contrato de consentimento irá garantir ao maior lance o direito de possuir as imagens, manipulá-las da maneira que quiser e usá-las para qualquer propósito comercial concebível. Os detentores dos direitos sobre a imagem de Marilyn Monroe dizem que isso irá infringir seus direitos e planejam entrar na justiça.

    "Ainda há um forte interesse em Marilyn Monroe e isso não irá diminuir. Provavelmente irá aumentar", disse Kelley Jr.

    A eBay não especulou oficialmente o valor das fotos, mas está se referindo à venda como um evento comparável às suas maiores vendas em todos os tempos.

    Monroe, que não teve filhos, deixou seu nome e imagem ao seu professor de teatro Lee Strasberg. A viúva de Strasberg e o Centro Anna Freud continuam a deter esses direitos. Através da CMG Worldwide, eles licenciaram o nome e a imagem para corporações como General Motors, Iberia Airlines e Hallmark Cards.

    Gary Saal, agente de Kelley Jr., diz que as possibilidades de as fotos serem usadas em publicidade são quase infinitas. "Digamos que alguém queira pegar a imagem de Marilyn Monroe, vesti-la, transformá-la em uma imagem em movimento e fazê-la comprar uma passagem de avião", sugere. "Com o contrato, lhe é permitido criar qualquer imagem derivada. Figuras em movimento? Absolutamente!", disse.