cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Framboesa de Ouro, o prêmio criado em casa que já elegeu Sylvester Stallone como pior ator

    Conheça mais sobre a origem da premiação temida pelos astros de Hollywood
    Por Thamires Viana
    15/03/2021 - Atualizado há 30 dias

    Todos os anos, um pouco antes do Oscar, uma outra premiação chama a atenção do público: Framboesa de Ouro. A paródia do maior prêmio da indústria do cinema foi criada na década de 1980 por John Wilson e Mo Murphy, dois veteranos da indústria cinematográfica que passaram a "premiar" os piores filmes.

    O que começou como uma brincadeira da dupla com alguns amigos acabou se tornando uma celebração séria que já dura quatro décadas. Entre os nomes que já passaram nas temidas listas estão Sylvester Stallone, Sandra Bullock e Kevin Costner.

    Na última sexta-feira (12) foram anunciados os indicados à edição de 2021 e a lista chocou o público: Mulher-Maravilha 1984, Robert Downey Jr. e Harrison Ford integram a disputa. 

    Até mesmo Glenn Close, renomada atriz americana que foi nomeada nesta segunda (15) ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Era uma Vez um Sonho, aparece no Framboesa de Ouro na categoria de Pior Atriz Coadjuvante pelo mesmo drama. 

    Conheça mais sobre a história do prêmio e veja atores renomados que já estiveram na disputa: 

    Como nasceu o Framboesa de Ouro?

    John Wilson no Framboesa de Ouro em 2009Reprodução | Wikimedia | Par Lance

    Você já deve ter se reunido com alguns amigos em casa para falar sobre os mais diversos assuntos e colocar em pauta suas opiniões, certo? Foi em uma dessas reuniões descompromissadas que nasceu o Framboesa de Ouro em 1981. John Wilson, um renomado publicitário americano no ramo cinematográfico, costumava dar festas em sua casa em Hollywood logo após a cerimônia do Oscar. 

    Na noite da 53ª edição da maior premiação do cinema, Wilson estava revoltado com as performances dos musicais A Música Não Pode Parar, de Nancy Walker, e Xanadu, estrelado por Olivia Newton-John. Por isso, ele decidiu distribuir cartões de votação aos amigos para que eles votassem no pior filme. O vencedor foi o drama de Walker e o anúncio foi feito pelo publicitário em um palco improvisado e um cabo de vassoura que ele fingiu ser um microfone.

    A brincadeira acabou sendo um sucesso e dias depois virou assunto nos jornais locais. Nos anos seguintes, o Framboesa de Ouro já reunia um público considerável e tinha cobertura da imprensa em suas cerimônias que são, propositalmente, feitas num estilo cafona para combinar com a ideia do prêmio.

    Atualmente, cineastas e cinéfilos do mundo inteiro integram o júri da premiação que passou a ser muito aguardada por todos aqueles que gostam de cinema. Ela geralmente acontece na noite anterior ao Oscar para deixar tudo ainda mais "divertido".

    Os atores mais renomados que já concorreram

    Glenn Close em Era Uma Vez Um SonhoReprodução

    Deve ser ruim integrar a lista dos "piores do ano", ainda mais para quem é um ator renomado em Hollywood! Mas, assim como o prêmio, muitos astros costumam levar na brincadeira essa eleição e vão até à cerimônia receber suas framboesas para exibir na estante.

    É o caso do astro Sylvester Stallone que detém o recorde com 25 indicações ao Framboesa. Ele saiu "vencedor" de dez delas, incluindo filmes como Rambo III (1988) e O Especialista (1994). Outro ator que vive "dando as caras" por lá é Adam Sandler, dono de atuações irreverentes que já foi eleito o Pior Ator por Cada Um Tem a Gêmea que Merece e Esposa de Mentirinha.

    Marlon Brando, Halle Berry, Bruce Willis e Cameron Diaz também já estiveram entre os astros eleitos na cerimônia.

    Continua após o anúncio
    Sylvester Stallone em cena de Rambo III (1988)Reprodução

    Por ser celebrado no mesmo final de semana do Oscar, geralmente algumas coincidências acontecem! Neste ano, por exemplo, a veterana Glenn Close concorre com Era uma Vez um Sonho, drama que estreou recentemente na Netflix, na categoria de Pior Atriz Coadjuvante no Framboesa de Ouro e também como Melhor Atriz Coadjuvante no Oscar. Resta aguardar para saber se ela sairá "vencedora" das duas celebrações, não é?

    O mesmo já aconteceu outras vezes. Em 2010, por exemplo, Sandra Bullock acabou virando um dos assuntos mais comentados por ter ido receber seu prêmio de Pior Atriz pela comédia Maluca Paixão. Ela posou para as fotos sorrindo e contente e mal sabia o que estaria por vir no dia seguinte: acabou ganhando o Oscar de Melhor Atriz por Um Sonho Possível, drama pelo qual concorria naquele ano.

    Cerimônia de 2021

    Além de Close, a lista deste ano anda traz nomes como Anne Hathaway concorrendo à categoria de Pior Atriz por A Última Coisa que Ele Queria e o remake Convenção das Bruxas, Kristen Wiig em Pior Atriz Coadjuvante por Mulher-Maravilha 1984, Arnold Schwarzenegger em Pior Ator Coadjuvante por A Máscara de Ferro e 365 Dias como Pior Filme.

    Seguindo a ordem dos anos anteriores, o Framboesa de Ouro 2021 deverá anunciar os eleitos em 24 de abril, um dia antes da celebração do Oscar que neste ano acontecerá no dia 25 do mesmo mês.

    E aí, para quem vai a sua "torcida"?

    Conteúdo Relacionado