cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Franquias de sucesso que só tiveram um filme bom

    Algumas sagas, infelizmente, perdem o fôlego e não se mantém tão boas
    Por Thamires Viana
    17/06/2021 - Atualizado há 4 meses

    Todo mundo curte uma boa franquia, não é? Após o primeiro filme chegar às telonas, vem aquela expectativa: "Será que um novo filme consegue se manter tão bom quanto?". Porém, nem sempre as coisas acontecem assim!

    Muitas franquias acabam perdendo o fôlego e não conseguindo alcançar o nível de seus antecessores, seja pela perda de criatividade ou tramas que se tornam repetitivas demais.

    Confira abaixo seis sagas do cinema que só têm um filme bom para valer: 

    A franquia Tubarão

    Cena de TubarãoReprodução

    Lançado em 1975 e conduzido pelo mestre Steven Spielberg, o longa se tornou um dos maiores clássicos do cinema exatamente por trazer um ritmo equilibrado entre o terror e o suspense. Dessa forma, a produção se tornou referência do gênero e serviu de inspiração para diversos outros títulos. No entanto, suas três sequências chegaram aos cinemas sem Spielberg no comando e floparam consideravelmente. 

    A franquia Se Beber, Não Case!

    Cena de Se Beber, Não Case!Reprodução

    Se Beber, Não Case!, de 2009, chegou às telas como uma grata novidade no gênero da comédia. Inteligente, criativo e muito engraçado, ele logo convenceu o público de que seria um grande sucesso. Além de uma história dinâmica, o filme ainda contou com um elenco de estrelas que nos fez gargalhar! Porém, as duas sequências que vieram a seguir perderam a mão para o humor, tornado-o repetitivo e, muitas vezes, ofensivo.

    A franquia Predador

    Cena de O PredadorReprodução

    Em uma das franquias mais icônicas do cinema, nenhuma das sequências correspondeu à qualidade do original estrelado por Arnold Schwarzenegger. Com muita ação e doses certas de suspense, o lançamento de 1987 trouxe uma das melhores atuações do ator e nada conseguiu superar as cenas de confronto com um alienígena caçador! Os demais filmes pareciam cópias do antecessor tornando as tramas aquele famoso "mais do mesmo". 

    A franquia Piratas do Caribe

    Cena de Piratas do CaribeReprodução

    O primeiro filme da franquia Piratas do Caribe foi um fenômeno absurdo por ter trazido inovação e diversão às telas. A história caprichada de elementos mesclada às atuações elogiadas fez com que ele marcasse o cinema. Porém, com o passar do tempo, principalmente após os segundo e terceiro filmes, a franquia foi perdendo sua essência e o jeito irônico de Jack Sparrow não foi o suficiente para manter a qualidade. 

    A franquia Homem de Ferro

    Cena de Homem de FerroReprodução

    Robert Downey Jr. foi uma revelação absoluta ao viver Tony Stark, o eterno Homem de Ferro. O filme que deu início ao Universo Cinematográfico da Marvel foi um estouro não só de público, mas também de críticas. Porém, como nem tudo são flores, os outros dois filmes solo do herói acabaram caindo em algumas armadilhas do destino e não conseguiram manter a mesma energia do primeiro. Talvez o "fator surpresa" tenha sido o grande culpado disso!

    A Franquia Matrix

    Cena de MatrixReprodução

    Lançado em 1999, Matrix se transformou em uma das grandes inovações que chegaram aos cinemas. Com temática profunda, ótimas cenas de ação e explorando um mundo paralelo ao nosso, o filme conquistou o público logo de cara. Porém, os outros dois filmes que vieram em seguida perderam o fôlego e também os elementos criativos que agradavam tanto os fãs. Mas em breve um quarto filme da franquia chega às telas e mal podemos esperar para conferir!

    Veja também: