cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'Free Guy' é um filme bem diferente por conta da Disney; entenda

    Diretor confirmou que a fusão Disney-Fox mudou o final do filme
    Por Daniel Reininger
    19/08/2021 - Atualizado há 29 dias

    Se você assistiu Free Guy - Assumindo O Controle, pode ter certeza que viu um filme com grandes diferenças do que seria originalmente e é tudo culpa da Disney!

    Cuidado, spoilers adiante:

    Seja pelo Sabre de Luz, pelo escudo do Capitão América, punho do Hulk ou participação de um grande ator, mas é impossível não perceber a mão da Disney na produlão, originalmente da 20th Century Fox.

    E o diretor Shawn Levy (Uma Noite no Museu) confirmou que muitas das surpresas divertidas da batalha final de seu filme só foram possíveis por conta da aquisição da 20th Century Fox pela Disney.

    Projeto original

    Vale lembrar que Levy, que também produz Stranger Things para a Netflix, foi contratado pela Fox para desenvolver um roteiro chamado Free Guy, sobre um caixa de banco preso em uma rotina repetitiva, que descobre que na verdade ele é um personagem não jogável (um NPC) em um mundo aberto popular videogame.

    A Fox anteriormente já havia lançado outros filmes de Levy, como Uma Noite no Museu, e o cineasta estava constantemente aprimorava a trama com o produtor e astro Ryan Reynolds. Assim, Free Guy evoluiu nesse filme inspirado em Grand Theft Auto e Fortnite.

    Eles montaram então um elenco de respeito, que incluía Jodie Comer, de Killing Eve, Joe Keery, de Stranger Things, , o com o ex-companheiro de Lanterna Verde de Reynolds, Taika Waititi.

    Faltavam poucos dias para começar a produção em Boston, em maio de 2019, quando a compra da 21st Century Fox, há muito cortejada pela Disney, se tornou oficial. Isso garantiu diversas possibilidades ao filme.

    “Sempre houve essa ideia de no terceiro ato do filme mostrar Guy lutando contra uma versão mais forte de si mesmo chamada Dude,” Levy disse à EW em uma entrevista na época. "Sempre quisemos a ideia de que, naquele ponto, Guy tivesse o domínio do jogo em que vive e, portanto, pudesse acessar todos os vários dispositivos e armas que jogadores avançados podem utilizar em Free City", comenta o diretor.

    Pôster de Free Guy baseado em GTA, uma de suas inspiraçõesDivulgação

    Novas possibilidades com a Disney

    Com a fusão Disney-Fox, eles perceberam: "Se toda a ideia deste filme é a realização de um desejo, não seria ideal para Guy usar os armamentos mais icônicos da história da cultura pop? E agora somos propriedade do mesmo estúdio que convenientemente possui LucasArts e Marvel."

    Então é por isso que, enquanto o mundo inteiro assiste a sua batalha no jogo, Guy choca a todos quando ao sacar um sabre de luz, os punhos Hulk e o escudo do Capitão América contra Dude. Esse último item ainda vem com uma participação especial do próprio ator do Capitão América, Chris Evans.

    As mudanças foram boas porque ainda combinaram melhor com a personalidade bondosa de Guy. “Gostei da ideia de usar esses itens, porque ele nunca usa uma arma durante todo o filme. Na verdade, ele está literalmente tirando as armas das ruas como parte de sua subida de nível”, acrescenta Levy. "Parecia certo para o personagem e também para o espírito do filme."

    Chris Evans

    Assim que souberam que o escudo de Capitão América faria parte do filme, a ideia da participação de Chris Evans veio logo em seguida. Reynolds enviou mensagens de texto para seu colega ator. Evans estava em Boston filmando Defending Jacob da Apple TV +. "Lembro-me de Chris estar tipo, 'Bem, estou muito ocupado, mas se você puder me fazer entrar e sair em cerca de 10 minutos, claro. Por que não?'", conta Levy.

    A produção contrabandeou Evans para um restaurante e usou tecido preto para cobrir as janelas de olhos curiosos para filmar o momento em que ele assiste Guy sacar o escudo e exclamar: "O que é isso ****?!". "Chris gravou, nós o levamos direto para seu assento na frente da câmera, filmamos, o abraçamos e ele estava livre em menos de 10 minutos", revela o cineasta.

    Continuação

    E agora a Disney quer mais Free Guy! Ryan Reynolds confirmou em um breve tweet no sábado que uma sequência do longa vai acontecer. “Eeeee depois de 3 anos enviando mensagens como um filme de IP original, a Disney confirmou hoje que quer oficialmente uma sequência”, escreveu o ator no Twitter. “Woo hoo !! #ironia."

    Embora nenhuma informação adicional tenha sido fornecida, a 20th Century Studios retuitou a postagem de Reynolds e o diretor Shawn Levy compartilhou com a citação: “Yuuuuuuuup.”

    Free Guy

    Free Guy - Assumindo O Controle traz no elenco nomes de peso como Ryan Reynolds, Jodie Comer, Joe Keery, Taika Waititi Lil Rel Howery

    O filme acompanha Guy, um homem que trabalha como caixa de um banco e descobre que pode ter muito mais na vida, afinal, ele passa de figurante de um popular jogo de videogame à personagem principal. Enquanto tenta se adaptar a essa nova vida de aventuras, ele precisa correr contra o tempo para continuar vivo.

    Free Guy - Assumindo O Controle já está nos cinemas. Veja o trailer:

    Veja mais