cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'Gavião Arqueiro' funciona graças à Hailee Steinfeld

    Herói dos VIngadores passa o manto para pupila
    Por Daniel Reininger
    24/11/2021 - Atualizado há cerca de 10 horas

    Gavião Arqueiro é uma das mais aguardadas produções da Marvel em 2021, afinal aprofunda o membro mais humano dos Vingadores e apresenta uma intrigante nova heroína.

    Com curioso espírito natalino, a série solo do Vingador chega trazendo boas referências dos quadrinhos, mas começa devagar e depende demais da boa química entre a dupla de protagonistas para divertir.

    Os dois primeiros episódios da série chegaram à Disney+, então saiba se vale a pena acompanhar essa história:

    Gavião Arqueiro

    A série conta a história do ex-vingador Clint Barton (Jeremy Renner), que tem uma missão aparentemente simples: voltar para sua família a tempo de celebrar o Natal.

    Objetivo dificultado por Kate Bishop (Hailee Steinfeld), uma arqueira de 22 anos que sonha em se tornar uma super-heroína e cruza o caminho do Vingador. Agora, os dois se veem obrigados a trabalhar juntos quando uma figura do passado de Barton retorna. 

    A minissérie criada por Jonathan Igla para a Disney+ é ambientada no Universo Cinematográfico Marvel e se passa dois anos após os eventos do filme Vingadores: Ultimato (2019).

    Hailee Steinfeld como Kate Bishop em cena da série Gavião Arqueiro, da Disney+Reprodução

    Opinião

    Com a difícil tarefa de fazer as pessoas se importarem com o Gavião Arqueiro, a série começa devagar, mas a dupla principal captura nossa atenção, enquanto a ação realista se mostra uma mudança positiva ao MCU.

    Inspirada em uma grande obra dos quadrinhos criada por Matt Fraction e David Aja, os dois primeiros episódios nos apresentam uma história promissora, que começa a reconstruir o Vingador que ninguém liga.

    E quem melhor do que Kate Bishop para revitalizar o herói? Muito inspirada em sua contraparte dos quadrinhos, ela domina a série e diverte ao estar sempre no lugar errado na hora errada, afinal, Kate está começando nessa vida e seus fracos instintos de combate ao crime garantem que ela sempre se meta em confusão. É assim que acaba cruzando o caminho de Clint Barton.

    Juntos, Barton e Bishop formam uma clássica dupla de mentor e pupila, com muita química na tela. Ele é o mestre mal-humorado que não quer se meter em confusão e ela é a força indomável capaz de trazer à tona o melhor de seu mentor. Clichê? Sem dúvida, mas é uma dinâmica divertida de acompanhar, por isso é tão usada no entretenimento.

    Não há dúvidas de que o programa é sobre Kate, com Steinfeld roubando à cena em todas as oportunidades. Nada mais justo, afinal ela é uma personagem muito mais fascinante do que Clint. Com ela como força motora do caos, Jeremy Renner consegue dar profundidade a seu personagem como nunca fez antes. Ambos estão ótimos na tela e isso facilita para gostar da série, apesar de seus problemas.

    Uma dessas falhas está no espaço dado à subtramas. Enquanto a vida familiar de Clint é deixada de lado, o relacionamento turbulento de Kate com sua mãe (Vera Farmiga) e o padrasto (Tony Dalton) tem grande destaque, garantindo os piores momentos da série até aqui, com muito pouco, de fato, a acrescentar. Fica a dúvida se o show vai realmente investir nessa dinâmica ou se é apenas uma tentativa furada de aprofundar a protagonista nos capítulos iniciais.

    Seja como for, Gavião Arqueiro teve um bom começo, principalmente graças à Hailee Steinfeld. Em um universo cheio de bons personagens, ela se destaca e faz dessa série algo que merece ser visto.

    Com momentos engraçados e cenas de luta bastante realistas, a série diverte, mas não espere nada inovador, pelo menos nesse início. É uma boa oportunidade para conhecermos melhor o Vingador mais sem graça de todos e sua pupila, que chega como uma potencial nova estrela da Marvel.

    Elenco e personagens

    Além do retorno de Jeremy Renner como o personagem do título, o projeto conta com Vera Farmiga (Invocação Do Mal), Florence Pugh (Viúva Negra), Fra Fee (Os Miseráveis), Tony Dalton (Better Call Saul) e Zahn McClarnon (Doutor Sono).

    Destaque para Hailee Steinfeld (Bumblebee) como a aprendiz do herói, Kate Bishop (via Variety). Nos quadrinhos, Kate é uma jovem heroína que protegeu a humanidade durante o blip, estalo de Thanos que acabou com metade da população mundial. A garota não possui nenhum poder sobrenatural, apenas a sua habilidade especial com o arco e flecha.

    Cena do segundo capítulo de Gavião Arqueiro, da Disney+Reprodução

    Viúva Negra vs Gavião Arqueiro

    A cena pós-créditos de Viúva Negra estabelece um conflito entre Yelena Belova (Florence Pugh), a irmã de Natasha Romanoff/Viúva Negra, e o Gavião Arqueiro. Com dois episódios lançados, ainda não fica claro se essa trama será desenvolvida na série da Disney+.  

    Dito isso, é importante frisar que Yelena está confirmada no elenco do programa, embora ela ainda não tenha feito sua aparição na trama até o segundo episódio.

    Assista

    Repleta de ação e humor leve, a série aprofunda o papel de Barton, além de mostrar como ele lida com o luto da morte de sua melhor amiga. Como outras séries do MCU, o foco é explorar melhor esses personagens e ainda introduzir novos nomes ao universo.

    Gavião Arqueiro terá 6 episódios e os três primeiros já estão na Disney+. O programa ganha capítulos inéditos às quartas. Veja o trailer:

    Veja mais