Ghost completa 30 anos; relembre o romance que marcou uma geração

O filme estrelado por Demi Moore e Patrick Swayze foi lançado em 01 de novembro de 1990 no Brasil

01/11/2020 10h00

Por Thamires Viana

O romance Ghost - Do Outro Lado Da Vida completa 30 anos de lançamento no Brasil neste sábado, dia 01 de novembro. Estrelado por Demi Moore e pelo saudoso Patrick Swayze, o longa se tornou um dos maiores clássicos do cinema e é até hoje lembrado por suas emocionantes cenas e trilha sonora.

Dirigido por Jerry Zucker e roteirizado por Bruce Joel Rubin (vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original), o filme marcou a década de 1990 abordando assuntos de cunho espiritual e sobrenatural em sua trama, além de trazer um elenco estelar incluindo Woophi Goldberg, que levou para casa a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante em 1991.

Infelizmente, muitos dos atores que participaram da produção acabaram falecendo. O comediante Rick Aviles, que viveu o assaltante Willie Lopez na trama, morreu em 1995 por complicações da AIDS. Vincent Schiavelli, que interpretou o famoso fantasma do metrô, faleceu em 2005 em decorrência de um câncer no pulmão. 

Em 2009, Swayze, que nos emocionou ao protagonizar o filme ao lado de Moore, também nos deixou aos 54 anos, após uma batalha de quase dois anos contra um câncer no pâncreas. 

Em celebração aos 30 anos desse clássico, relembre Ghost - Do Outro Lado Da Vida:

Trama

Sam, personagem de Patrick Swayze, e Molly, vivida por Demi Moore, estão completamente apaixonados e vão morar juntos em um apartamento localizado em uma grande cidade. Após saírem para jantar em uma noite, eles são assaltados e Sam leva um tiro ao tentar defender a amada. Ele morre, mas ele não vai completamente embora, ficando na Terra em forma de espírito pois acredita que sua missão por aqui ainda não acabou.

Sam descobre que seu assassinato não foi um simples acidente, há uma trama envolvendo pessoas de confiança e Molly está correndo risco. Determinado a se vingar, proteger a jovem e fazer as declarações de amor que nunca fez, Sam procura a ajuda da vidente Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), uma divertida trambiqueira que não vai se livrar desse fantasma tão fácil.

Memorável

Ghost - Do Outro Lado Da Vida marcou a história do cinema mundial e também uma geração de fãs ao trazer uma trama emocionante e equilibrada para as telas. Em uma década em que o terror slasher enchia as salas de cinema, o longa conseguiu trazer o sobrenatural com outro olhar, mesclando romance, drama, comédia e suspense com muita competência.

As atuações de Moore, Swayze e Goldberg arrancaram elogios da crítica por estarem completamente alinhadas com as abordagens que o longa entrega. Enquanto emociona o público com a história de amor do casal, Ghost garante deliciosas gargalhadas com as trapaceira vivida por Goldberg e impressiona com cenas tensas de vingança com o vilão vivido por Tony Goldwyn.

A produção fez sucesso estrondoso e somou mais de US$ 505 milhões de dólares ao redor do mundo, além de ser indicado a cinco Oscars em 1991, saindo de lá com as estatuetas de Melhor Roteiro Original e de Melhor Atriz Coadjuvante para Whoopi Goldberg.

Curiosidades

Cafona?

Os atores consagrados Kevin Bacon, Alec Baldwin, Nicolas Cage, Kevin Costner, Tom Cruise, Johnny Depp, Harrison Ford, Mel Gibson, Tom Hanks, John Travolta e Bruce Willis (marido de Demi Moore na época) receberam o convite para o papel de Sam, mas todos recusaram afirmando que bancar o fantasma seria cafona.

Por pouco!

O papel de Oda Mae Brown não foi escrito com Whoopi Goldberg em mente, mas Patrick Swayze, um admirador do trabalho da atriz, convenceu os produtores de que ela seria a certa para o papel. O roteirista afirmou anos depois que ela seria uma médium verdadeira, mas a produção achou que seria mais engraçado se ela fosse uma charlatã que começou a ouvir Sam. Deu tão certo que ela ganhou um Oscar pelo filme.

Mudança de ares

Em algumas entrevistas, Patrick Swayze explicou os motivos que o fizeram estrelar o filme: "Eu precisava fazer Ghost para minha alma. Eu tinha acabado de sair de Matador de Aluguel (1989) e Marcados Pelo Ódio (1989), e não queria ser considerado apenas um ator de ação".

Que frio!

Durante as gravações noturnas pelas ruas de Nova York, o clima era muito frio, e todos os outros atores estavam agasalhados, exceto o personagem de Patrick Swayze. Como ele era um fantasma, a produção não queria que seu hálito aparecesse nas câmeras, então o ator precisou mastigar gelo e sofrer ainda mais com a temperatura.

No auge

Ghost - Do Outro Lado Da Vida transformou Demi Moore na atriz mais bem paga de Hollywood naquela época. Antes deste filme, embora já fosse uma atriz bem famosa, não era uma estrela lucrativa. Outra curiosidade sobre Moore, é que quando foi escalada, ela tinha cabelos compridos, quase sua marca registrada. Ela então decidiu fazer um corte bem curto e não disse ao diretor Jerry Zucker sobre a mudança no visual. Zucker ficou chocado e a princípio não gostou do corte, mas depois afirmou que foi perfeito para a personagem Molly. 

Antes e depois do elenco

Demi Moore

Montagem - Ghost 30 anos


A atriz interpretou Molly, protagonista do longa, e permanece na atuação como um dos grandes nomes de Hollywood. Atualmente, aos 57 anos, Moore atuou na série Dirty Diana e no longa Corporate Animais.

Whoopi Goldberg 

Montagem - Ghost 30 anos


A estrela marcou o longa como Oda Mae Brown e agora, aos 64 anos, continua brilhando na atuação. Seus trabalhos recentes incluem a série The Stand e a comédia Uma Irmã Nada Perfeita.

Tony Goldwyn

Montagem - Ghost 30 anos


O ator que interpretou o vilão Carl Bruner, "amigo" de Sam, atuou recentemente na série de sucesso Lovecraft Country. Aos 60 anos, ele também esteve no elenco do longa Mark Felt: O Homem que Derrubou a Casa Branca.

Onde Ver

Ghost - Do Outro Lado Da Vida está disponível nos catálogos da Netflix, Amazon Prime e Telecine Play. O romance também pode ser alugado nas plataformas Google Play, Claro Play e Apple TV.

Veja também:

O amor está no streaming: Romances para ver e se apaixonar


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus