Girl Power: Filmes comandados por mulheres no calendário 2020

No Dia Internacional da Mulher, veja títulos que trazem as mulheres na direção

08/03/2020 09h16

Por Thamires Viana

No início deste ano, o estudo Inclusion in the Director's Chair apontou que o número de mulheres diretoras presentes na lista dos 100 filmes mais rentáveis de 2019 quebrou um recorde: cerca de 12% dos longas listados foram comandados por elas. Obviamente, isso não está nem perto da igualdade no mercado cinematográfico, mas a porcentagem é a maior se comparada com os anos anteriores.

Embora os dados mostrem um pequeno avanço na presença de diretoras no comando, a não indicação de mulheres na categoria de direção do Oscar e Globo de Ouro 2020 reafirma o intenso caminho que ainda precisa ser percorrido para alcançar a igualdade de gêneros dentro dos grandes estúdios.

Por isso, neste Dia Internacional da Mulher, decidimos reunir os longas de 2020 dirigidos por mulheres.

Confira: 

Capa - Já assistidos - Lista de filmes dirigidos por mulheres


1 - Adoráveis Mulheres
Direção: Greta Gerwig

Cena de Adoráveis Mulheres

Depois do sucesso de Lady Bird - É Hora De Voar, Greta retornou à cadeira de direção para comandar a adaptação do romance escrito por Louisa May Alcott. Na trama estrelada por Emma Watson, Saoirse Ronan, Florence Pugh e Eliza Scanlen, vivem quatro irmãs - Meg, Jo, Beth e Amy March - encarando as mudanças da passagem da infância para a vida adulta. 

2 - Retrato De Uma Jovem Em Chamas
Direção: Céline Sciamma

Cena de Retrato de Uma Jovem em Chamas

Conhecida por seu trabalho em Tomboy, a diretora francesa trouxe às telonas a história de uma pintora que é contratada para fazer o retrato de casamento de uma jovem mulher que acabou de deixar o convento. Ambas se aproximam ao longo do tempo e compartilham os últimos momentos de liberdade antes do casamento iminente.

3 - Aves De Rapina - Arlequina E Sua Emancipação Fantabulosa
Direção: Cathy Yan

Cena de Aves de Rapina

Na trama das heroínas, a diretora traz Arlequina, Canário Negro, Caçadora, Cassandra Cain e a policial Renée Montoya como um grupo inusitado. Quando um perigoso criminoso começa a causar destruição em Gotham em busca de um diamante, as cinco mulheres se unem para defender a si mesmas e a cidade.

4 - A Última Coisa que Ele Queria
Direção: Dee Rees

Cena de A Última Coisa Que Ele Queria



Depois de receber vários elogios por Mudbound - Lágrimas Sobre O Mississipi, a americana dirige a história de uma repórter consagrada vivida por Anne Hathaway que cruza os limites da ética jornalística para ajudar o pai em uma negociação de armas na América Central. 

Capa - Estreias - Lista de filmes dirigidos por mulheres

5 - Mulan - Estreia em 26 de março
Direção: Niki Caro

Cena de Mulan - live action

O live-action do clássico da Disney será mais próximo da lenda original. A trama vai contar a história de Hua Mulan (Liu Yifei), a determinada filha mais velha de um honrado guerreiro. Quando o Imperador da China exige que um homem de cada família sirva no exército imperial, Mulan decide tomar o lugar de seu pai doente e se disfarça de homem para combater os invasores.

6 -  Viúva Negra - Estreia em 30 de abril
Direção: Cate Shortland 

Cena de Viúva Negra

Um dos filmes mais aguardados pelos fãs do MCU promete ser um thriller de espionagem recheado de ação. Scarlett Johansson volta como Natasha Romanoff - a Viúva Negra - heroína que confronta as partes sombrias de sua profissão quando surge uma perigosa conspiração conectada com o seu passado, perseguida por uma força implacável que quer derrubá-la.

7 - Babenco - Alguém Tem Que Ouvir O Coração E Dizer: Parou - Estreia em 09 de abril
Direção: Bárbara Paz

Cena de Babenco - 2019

Em sua segunda experiência na direção, a brasileira emociona ao trazer aos cinemas a história do diretor Hector Babenco, com quem foi casada. Nesta imersão amorosa na vida do cineasta, ele se desnuda, consciente, em situações íntimas e dolorosas. Revela medos e ansiedades, mas também memórias, reflexões e fabulações, num confronto entre vigor intelectual e fragilidade física que marcou sua vida.

8 - Mulher-maravilha 1984 - Estreia em 04 de junho
Direção: Patty Jenkins

Cena de Mulher-Maravilha 1984

A sequência da história da heroína vivida por Gal Gadot ainda não teve sua sinopse divulgada, mas o que sabemos até agora é que o longa trará o retorno de Steve Trevor (Chris Pine), além de apresentar novos personagem: Maxwell Lord (Pedro Pascal) e Mulher-Leopardo (Kristen Wiig).

9 - A Lenda De Candyman - Estreia em 11 de junho
Direção: Nia Dacosta

Cena de A Lenda de Candyman

Em seu novo trabalho, a diretora traz o reboot do longa lançado em 1992. Na trama situada em um bairro pobre de Chicago, a lenda de um espírito assassino conhecido como Candyman assolou a população anos atrás. Agora, o local foi renovado e é lar de cidadãos de alta classe. Quando o espírito retorna, os novos habitantes também serão obrigados a enfrentar a ira de Candyman.

10 - Os Eternos - Estreia em 05 de novembro
Direção: Chloé Zhao

Cena de Os Eternos

Outro longa do MCU dirigido por uma mulher trará Os Eternos, grupo pertencente a uma raça modificada geneticamente pelos deuses espaciais conhecidos como Celestiais. Dotados de características como imortalidade e manipulação de energia cósmica, eles são frutos de experiências fracassadas, cujos criadores também foram responsáveis por gerar os Deviantes, seus principais inimigos.

11 - The Glorias - Estreia ainda não divulgada
Direção: Julie Taymor

Cena de The Glorias

Depois da direção de Frida e Across The Universe, a diretora trará a biografia da jornalista e ativista Gloria Steinem. Estrelada por Julianne Moore e Alicia Vikander, a produção aprofunda alguns dos principais acontecimentos da vida de Gloria, passando por seu grande envolvimento nos movimentos feministas.

12 - Queen & Slim - Estreia em 14 de maio
Direção: Melina Matsoukas

Cena de Queen & Slim

Tendo trabalhado com artistas como Beyoncé, Rihanna e Jennifer Lopez, e nas séries Insecure e Master of None, Melina traz às telonas um drama estrelado por Daniel Kaluuya e Jodie Turner-smith. Na trama, um casal negro é detido por uma pequena infração de trânsito. A situação se intensifica, com resultados repentinos e trágicos, quando o homem mata o policial em legítima defesa.

13 - Três Verões - Estreia em 19 de março
Direção: Sandra Kogut

Cena de Três Verões

A cineasta carioca comanda um novo drama estrelado por Regina Casé. Através do olhar de Madá, uma caseira num condomínio de luxo à beira mar, a trama acompanha o desmantelamento de uma família em função dos dramas políticos que abalaram o país durante três anos consecutivos (2015, 2016 e 2017).


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus