Gosford Park e Uma Mente Brilhante ganham prêmios pelo roteiro
A comédia Assassinato em Gosford Park e o drama Uma Mente Brilhante receberam os prêmios máximos da Writers Guild of America (a associação dos roteiristas dos EUA) , no sábado (2/3) à noite, a três semanas da cerimônia do Oscar. O britânico Julian Fellowes (foto), de Gosford Park, levou o prêmio do Melhor Roteiro Original e Akiva Goldsman (Uma Mente Brilhante), surpreendentemente, o de Roteiro Adaptado.
Embora o filme de Ron Howard seja um dos mais bem cotados para o Oscar, nesta categoria a franco favorita era a megaprodução O Senhos dos Anéis.
Gosford Park foi a estréia do ator Fellowes como roteirista. "Meu primeiro roteiro ganhou o prêmio da Writers Guild e me levou ao tapete vermelho do Oscar aos 52 anos. Acho que a moral disso é: nada está acabado até acabar. Não desista!", declarou o ganhador, que também levou os prêmios da New York Film Critics e da National Society of Film Critics Awards pelo mesmo trabalho.
O roteirista e diretor veterano Blake Edwards, dos filmes da Pantera Cor-de-rosa recebeu a honraria pelo conjunto da obra. Aos 79 anos, Edwards disse que, apesar de ser conhecido como o diretor de Bonequinha de Luxo e Victor ou Victoria, no fundo ele continua se considerando, acima de tudo, um roteirista.