cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Gosford Park e Uma Mente Brilhante ganham prêmios pelo roteiro

    Por Da Redação
    03/03/2002

    A comédia Assassinato em Gosford Park e o drama Uma Mente Brilhante receberam os prêmios máximos da Writers Guild of America (a associação dos roteiristas dos EUA) , no sábado (2/3) à noite, a três semanas da cerimônia do Oscar. O britânico Julian Fellowes (foto), de Gosford Park, levou o prêmio do Melhor Roteiro Original e Akiva Goldsman (Uma Mente Brilhante), surpreendentemente, o de Roteiro Adaptado.

    Embora o filme de Ron Howard seja um dos mais bem cotados para o Oscar, nesta categoria a franco favorita era a megaprodução O Senhos dos Anéis.

    Gosford Park foi a estréia do ator Fellowes como roteirista. "Meu primeiro roteiro ganhou o prêmio da Writers Guild e me levou ao tapete vermelho do Oscar aos 52 anos. Acho que a moral disso é: nada está acabado até acabar. Não desista!", declarou o ganhador, que também levou os prêmios da New York Film Critics e da National Society of Film Critics Awards pelo mesmo trabalho.

    O roteirista e diretor veterano Blake Edwards, dos filmes da Pantera Cor-de-rosa recebeu a honraria pelo conjunto da obra. Aos 79 anos, Edwards disse que, apesar de ser conhecido como o diretor de Bonequinha de Luxo e Victor ou Victoria, no fundo ele continua se considerando, acima de tudo, um roteirista.