cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Gostou de A Origem? Você precisa ver Tenet

    Nolan usa a mesma base do filme de 2010 e mistura elementos de longas de espionagem com ficção científica
    Por Daniel Reininger e Thamires Viana
    29/10/2020

    Tenet é o novo filme de Christopher Nolan (Dunkirk), que foca no conceito de manipulação temporal e mistura elementos de espionagem com ficção científica. Assim como A Origem tem seu formato em torno do conceito de camadas de sonho, a construção geral do novo filme está diretamente ligada ao tempo. 

    Para seu novo filme, Nolan usa a mesma base do filme de 2010 e mistura elementos de longas de espionagem com ficção científica, com agentes secretos, comerciantes de armas, oligarcas russos e conspirações mundiais. Isso faz da história algo fácil de entender, apesar da ousada narrativa em torno do tempo.

    "Seguindo os passos de A Origem, Tenet é provavelmente o exemplo mais deslumbrante e ambicioso das glórias e pesadelos de se entender o tempo de uma maneira totalmente diferente.", disse Kenneth Branagh (Assassinato No Expresso Oriente) ao Cineclick, comparando os longas.

    Uma das diferenças entre A Origem é Tenet é que o novo filme é baseado em teorias reais da física. "Curiosamente, verificou-se que a ideia de inverter o tempo não está fora do reino das possibilidades para os físicos modernos, considerando a lei da entropia que, nos termos mais básicos, estabelece que todas as coisas e situações tendem para a desordem. Todas as leis da física são simétricas - elas podem ir para frente ou para trás no tempo e serem as mesmas, exceto para a entropia", explica Nolan.

    "A teoria é que se você pudesse inverter o fluxo de entropia para um objeto, você poderia reverter o fluxo de tempo para esse objeto, de modo que a história do filme é fundamentada nos conceitos da física. Eu pedi ao físico Kip Thorne para ler o roteiro, e ele me ajudou com alguns dos conceitos, embora nós não tenhamos intenção de ser cientificamente precisos. Mas nos baseamos na ciência", finaliza o cineasta.

    Motivos para ver

    Sinopses

    Tenet: O Protagonista (John David Washington), armado com apenas uma palavra: "Tenet", luta pela sobrevivência de todo o mundo ao viajar por um obscuro mundo de espionagem internacional em uma missão que se desdobra em algo além do tempo real. Não é viagem no tempo, é inversão. Será que ele conseguirá impedir o apocalipse temporal?

    A Origem: Don Cobb (Leonardo DiCaprio) é especialista em invadir a mente das pessoas e, com isso, rouba segredos do subconsciente, especialmente durante o sono, quando a mente está mais vulnerável. As habilidades singulares de Cobb fazem com que ele seja cobiçado pelo mundo da espionagem e acaba se tornando um fugitivo. Como chance para se redimir, Cobb terá de, em vez de roubar os pensamentos, implantá-los.

    Lançamento

    Tenet já está nos cinemas do Brasil. Confira onde ver em nossa programação.

    Trailer