cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    GRAMADO 2007: Casa de Cinema é homenageada

    Por Da Redação
    16/08/2007

    A noite de ontem (15) do 35º Festival de Cinema de Gramado foi marcada também pela entrega do Troféu Eduardo Abelin à Casa de Cinema de Porto Alegre. Fundada há 20 anos por um grupo que inclui os cineastas Jorge Furtado (Saneamento Básico - O Filme), Carlos Gerbase (Sal de Prata) e o montador e roteirista Giba Assis Brasil, a produtora firmou-se como uma das mais prolíficas do Brasil em se tratando da produção cinematográfica e televisiva, tornando-se também referência de cinema no Rio Grande do Sul.

    A Casa de Cinema de Porto Alegre já produziu 76 filmes, entre curtas e longas-metragens, e programas de TV, conforme Jorge Furtado revelou no palco do Palácio dos Festivais, em placas confeccionadas por sua filha em mais uma demonstração de criatividade. Foram seis longas-metragens produzidos nesses 20 anos.

    Esta é a primeira vez que um grupo de realizadores recebe o Troféu Eduardo Abelin, entregue há seis anos pela organização do festival a diretores que contribuíram de uma forma marcante ao cinema brasileiro. Ao agradecer o prêmio, Carlos Gerbase brincou que gostaria de cantar como Zezé Motta fez na noite de terça-feira (14), mas uma música de sua banda punk, a extinta Replicantes. Uma pena a ameaça não ter se concretizado, pois seria memorável ver Gerbase no palco do sisudo Palácio dos Festivais cantando Surfista Calhorda. De qualquer forma, a entrega do prêmio aos sócios da Casa de Cinema de Porto Alegre trouxe descontração ao festival.


    Fotos: Edison Vara/ PressPhoto