cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    GRAMADO 2007: Sessão a deficientes visuais

    Por Da Redação
    17/08/2007

    O 35º Festival de Cinema de Gramado realiza hoje, às 17h, sessão aberta ao público, dedicada a deficientes visuais de Saneamento Básico, O Filme, no Palácio dos Festivais. A ação é promovida pelo Instituto Vivo.

    Para isso, o evento recebeu, pela primeira vez, o recurso de audiodescrição, técnica de narração de cenas e diálogos, detalhando cenários, roupas e expressões em geral. Os deficientes visuais, ao entrarem na sala de projeção, recebem um fone de ouvido e os voluntários ficam em uma espécie de cabine de som, onde orientam, seguem o script e fazem a transmissão por aúdio.

    A audiodescrição é realizada por voluntários da operadora de celular, devidamente capacitados pelo Grupo Terra de Inclusão Cultural, pioneiro com este tipo de recurso no Brasil. O treinamento dos audiodescritores teve início em outubro de 2006. A técnica foi trazida dos EUA e Europa e pode ser utilizada em peças de teatro, televisão, museus e exposições. Em São Paulo, o Teatro Vivo é o pioneiro na América Latina a oferecer este recurso.