cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro anuncia indicados

    Por Da Redação
    12/03/2008

    Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (12/3), no Rio de Janeiro, a organização do Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro anunciou os longas brasileiros e estrangeiros que concorrem na premiação, entregue anualmente pela Academia Brasileira de Cinema. Esta é a 6ª edição do prêmio, que, a partir deste ano, conta com um novo patrocinador, a operadora de telefonia celular Vivo, também anunciada no mesmo evento.

    Concorreram ao Grande Prêmio todos os filmes lançados comercialmente no período de 1º de julho de 2006 a 31 de dezembro de 2007. Quem vota no Grande Prêmio Vivo do Cinema Brasileiro são os profissionais de cinema sócios da Academia. Além disso, o público também pode votar pela internet e celular nos seus favoritos dentre os concorrentes.

    Os cinco longas-metragens brasileiros que concorrem ao prêmio são O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger; Baixio das Bestas, de Cláudio Assis; O Céu de Suely, de Karim Ainouz; O Cheiro do Ralo, de Heitor Dhalia; e Tropa de Elite, de José Padilha. Dentre as produções internacionais, as finalistas são Babel, Alejandro González Iñarritu; A Culpa é do Fidel, de Julie Gravas; Os Infiltrados, de Martin Scorsese; Pequena Miss Sunshine, de Jonathan Dayton e Valerie Faris; A Vida dos Outros, dirigido por Florian Henckel Von Donnersmarck; e Volver, de Pedro Almodóvar.

    Uma das novidades desta edição é a premiação das categorias de Melhor Efeito Especial, Montagem de Documentário, Longa de Animação e o Prêmio Especial de Preservação, além das categorias usuais. Este último prêmio é concedido pelo Conselho da Academia Brasileira de Cinema com o objetivo de dar visibilidade à urgência de protegermos as obras realizadas por aqueles que nos antecederam, a memória e a história cinematográfica brasileira.

    A cerimônia de entrega dos prêmios ocorre dia 15 de abril, no Rio de Janeiro. Na ocasião, serão anunciados os vencedores das 23 categorias, que receberão, pela primeira vez, o Troféu Grande Otelo, criado especialmente para a Academia pelo arquiteto e designer João Uchoa. Este ano, Renato Aragão será homenageado na premiação.