cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Greve de roteiristas ameaça ofuscar o brilho do Oscar

    Por Da Redação
    22/03/2001

    Protestos sociais e ameaças de greve estão no ar este ano, em Hollywood, e ameaçam ofuscar um pouco do brilho que tradicionalmente cerca a cerimônia do Oscar.

    Uma greve de roteiristas está prevista para começar no dia 2 de maio. Aos roteiristas poderão se juntar 135.000 atores de cinema e televisão depois da meia-noite de 30 de junho, data do vencimento do contrato coletivo que fixa as condições de trabalho da categoria.

    Em janeiro passado, durante a cerimônia de entrega dos Globos de Ouro, George Clooney tornou público seus temores sobre a possibilidade de uma greve depois de receber o prêmio de melhor ator de comédia.

    No início de março, o Sindicato de Roteiristas (WGA), que conta com 11.000 membros, e a Aliança de Produtores de Cinema e de Televisão (350 produtoras e estúdios) suspenderam sua primeira rodada de negociações por falta de resultados depois de seis semanas.

    Roteiristas e atores afirmam que seus direitos são ridicularizados e exigem um aumento considerável de suas remunerações. Eles pedem principalmente o recebimento dos dividendos pela veiculação de seus trabalhos em VHS, DVD, TV a cabo e por satélite, assim como a Internet.