cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Grife faz o trabalho de unir moda e cinema

    Por Da Redação
    26/04/2008

    Sabe aquela expressão "vestir a camisa"? Muitos são tão apaixonados por filmes, diretores ou personagens, que adorariam "vestir a camisa" de suas paixões cinematográficas. Graças à grife Alguns Tormentos, isso já é possível.

    Fundada em 2003 pelo gaúcho radicado em São Paulo Eduardo Biz, a marca de camisetas comercializa vestimentas com estampas criadas tendo como inspiração bandas, músicas e também do universo cinematográfico.

    Atualmente, a Alguns Tormentos tem 14 estampas cinematográficas e elas incluem desenhos estilizados de cineastas como Lars Von Trier (Dogville), Stanley Kubrick (2001 - Uma Odisséia no Espaço) e David Lynch (Império dos Sonhos). "O público da Alguns Tormentos se identifica mais com os filmes do circuito alternativo", revela Eduardo Biz, sobre o conceito que rege a escolha das estampas produzidas pela grife. "Além disso, são os que mais me inspiram...", confessa.

    Um filme de Kubrick, inclusive, serviu de inspiração para a camiseta mais criativa desta nova coleção, lançada no começo desta semana. Trata-se de uma ilustração do personagem Alex de Laranja Mecânica segurando não um copo, como na notória imagem do filme de 1971, mas sim uma adorável caixinha de leite, similar à do videoclipe Coffee & TV, do grupo britânico de rock-and-roll Blur. A estampa representa os dois principais universos da marca: música e cinema. "Atualmente, esta é a mais pedida", afirma Biz.

    Entre as estampas disponíveis, também temos uma igual à usada pelo personagem John McFarland (John Robinson) em Elefante (2001). Rossy De Palma - atriz-fetiche de Pedro Almodóvar -, o fusca Herbie (da série iniciada com Se Meu Fusca Falasse, de 1968) e uma frase e imagem inspiradas por Os Incompreendidos (1959) também renderam estampas na Alguns Tormentos. O criador da marca afirma que o desenho inspirado no cineasta Truffaut foi uma surpresa: "Não imaginava que teria tanta demanda de pedidos". A maioria das estampas foram criadas por ele mesmo. Formado em Moda, também é o próprio Biz quem criou o molde das camisetas. As últimas coleções têm recebido a colaboração artística de designers cujo trabalho se identifica com o conceito da marca.

    As mais famosas e clássicas - pelo menos entre os clientes fiéis da marca - são as inspiradas em O Fabuloso Destino de Amelie Poulain e os dois volumes de Kill Bill. Inclusive, a estampa do filme de Jean-Pierre Jeunet foi a primeira cinematográfica produzida pela marca. "A Amélie foi o grande hit da Tormentos no início da marca", explica Biz. "Hoje ela ainda recebe vários pedidos, mas não tantos quanto antigamente", completa.

    As camisetas da Alguns Tormentos são vendidas por meio do site da marca, mas também estão disponíveis em pontos de venda em São Paulo, Florianópolis, Curitiba e Fortaleza. Comprando pelo site, é possível pagar com cartão de crédito, débito ou boleto bancário; a entrega é feita pelos Correios.