cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Há 13 anos, começava o Universo Cinematográfico da Marvel

    Homem de Ferro inaugurou a mais épica franquia do cinema
    Por Daniel Reininger
    30/04/2021 - Atualizado há 6 dias

    Há 13 anos, Homem de Ferro estreava para mudar o cinema com o início do Universo Cinematográfico da Marvel. Na época, ninguém imaginou a magnitude do projeto que conhecemos hoje com a franquia Vingadores, mas mesmo em 2008 foi um dos melhores filmes de super-heróis já feitos.

    No aniversário do longa, relembramos esse clássico e contamos melhor quem era Tony Stark antes das telas:

    O começo de tudo

    Quando faz uma visita ao Afeganistão para demonstrar sua nova arma de destruição em massa, Tony Stark é seqüestrado por um grupo de malfeitores que o obriga a construir essa mesma arma. Só que Stark sofre um grave acidente. 

    Para ficar vivo, precisa de um dispositivo mecânico para impedir estilhaços de entrarem em seu coração e, conseqüentemente, causarem sua morte, Com isso, Stark tem a idéia de construir uma armadura de ferro para tirar ele e seu assistente, Yinsen (Shaun Toub), das cavernas onde são mantidos como reféns.

    Na volta para casa e com uma nova consciência de seus atos, Stark decide retomar sua empresa e lutar por um mundo melhor, com ajuda de Pepper (Gwyneth Paltrow) e seu melhor amigo, o coronel Jim Rhodes (Terrence Howard).

    E assim, começou o MCU. Com a origem de Homem de Ferro, um personagem, até então, secundário na Marvel. 

    Depois do sucesso do filme, Capitão América e Thor consilidaram a importância do MCU e o auge foi o filme dos Vingadores de 2012, que colocou, de vez, os heróis como grandes ícones da cultura pop.

    Quadrinhos

    Se você não conhece muito bem a história de Tony Stark, aqui poderá entender as diferenças e as liberdades tomadas com relação aos quadrinhos. 

    O herói foi criado por Stan Lee e estreou em 1963 nas HQs. O primeiro longa adaptado às telonas, Homem de Ferro ápresenta uma origem bem parecida com a acompanhada por nós leitores anos atrás, com algumas diferenças sutis, como a atualização de seus captores para terroristas afegãos. 

    Na história original, Stark, durante um teste de um traje de combate para aumentar as habilidades de seu usuário e é atingido acidentalmente por um estilhaço de granada no peito. 

    Quando feito prisioneiro pelo líder rebelde Wong Chu, é obrigado a construir uma arma de destruição em massa em troca da cirurgia que salvaria sua vida. 

    Sua jornada no Universo Cinematográfico da Marvel é bem parecida com a dos quadrinhos e isso é algo bem curioso, porque prova a capacidade do Marvel Studios em adaptar esses personagenas para as telonas.

    Um elemento não mostrado no cinema, porém, é o alcoolismo de Stark, uma das muitas formas de mostrar os traumas do personagem nas HQs.

    Continua após o anúncio

    Opinião

    Veja uma análise do Cineclick da época do lançamento:

    "Robert Downey Jr. encarna muito bem o personagem Tony Stark, um playboy que, além de sedutor, tem uma mente brilhante e uma fortuna de fazer inveja ao Tio Patinhas. Ele tem belos carros, charme, conquista belas mulheres e tem os gadgets (como são conhecidas as "geringonças" eletrônicas que pipocam no mercado) mais legais. Sua vida pode ser invejável aos olhares da maioria, caso questões morais não atrapalhassem a perfeição de sua existência: Stark é dono de uma fábrica armamentista, a maior fornecedora do exército norte-americano, que - para dar um toque contemporâneo à trama - ocupa o Oriente Médio.


    O diretor Jon Favreau (que, por sinal, é também o intérprete do motorista de Stark, caso você não se lembre dele por sua carreira de ator) conduz bem a direção do longa-metragem, deixando transparecer que é um fã do personagem, tomando cuidado para manter suas principais características nesta primeira adaptação em longa-metragem. A trilha sonora é recheada de acordes roqueiros e aposta em clássicos - como Back In Black (do AC/DC) e, lógico, Iron Man (do Black Sabath) - para seduzir o público."

    Curiosidades

    No dia 30 de abril de 2008  aconteceu a estreia brasileira de  Homem De Ferro , longa que traz o personagem criado pelo mestre dos quadrinhos Stan Lee . Confira curiosidades sobre o filme:

    • Em outubro de 1999, Quentin Tarantino mostrou interesse em escrever e dirigir o longa.
    • John Favreau foi a quarta opção dos produtores para dirigir o longa.
    • A armadura do Homem de Ferro foi desenhada por Phil Saunders e Adi Granov; os artistas são oriundos das histórias em quadrinhos e estavam trabalhando nas histórias do personagem quando foram convidados para o trabalho.
    • Nicolas Cage e Tom Cruise foram os primeiros atores cotados. Inclusive, Cruise também estava interessado em produzir Homem de Ferro, além de protagonizá-lo.
    • Robert Downey Jr. é um fã declarado do personagem nos quadrinhos.

    Onde assistir

    Homem de Ferro, assim como todos os filmes da Marvel, estão na Disney+. Veja o trailer:

    Continua após o anúncio

    Conteúdo Relacionado