cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Há 15 anos entramos em Nárnia

    Siga conosco pelo mundo mágico de C.S.Lewis e veja o antes e o depois dos atores
    Por Sara Cerqueira
    09/12/2020

    Geeks, cinéfilos, crianças de todas as idades, profissionais e amadores do audiovisual: todos ouviram falar do mundo mágico de Nárnia, criado pelo escritor e professor irlandês Clive Staples Lewis. No aniversário de 15 anos das Crônicas mais famosas das telonas, fizemos uma matéria para você se inteirar sobre a genial obra do autor.


    Origem – A magia que começou nos livros


    Sete livros da saga fazem parte do cânone da literatura infantil irlandesa. As crônicas de Nárnia foram escritas entre 1949 e 1954 e abordam temas como mitologia grega, cristianismo e mitologia nórdica. A batalha entre o bem e o mal é o foco das tramas, onde crianças descobrem o Reino de Nárnia, com seus animais falantes e objetos encantados.

    Em cada livro, os objetos que funcionam como verdadeiros portais podem variar: pode ser um anel, um guarda-roupa ou um quadro.
    Além da adaptação para o cinema (que veremos mais sobre a seguir), também foram feitas releituras pro teatro, rádio e televisão.


    A migração das páginas pra sétima arte


    Segunda Guerra Mundial. O cenário, melancólico e áspero, abre as portas pra imaginação e o poder simbólico que ela tem de transformar perspectivas. Quatro crianças (Pedro, Lúcia, Edmundo e Susana) fogem dos bombardeios e se hospedam na casa de um professor no interior da Inglaterra. Ao descobrirem um guarda-roupas mágico, o grupo embarca em uma aventura para libertar o povo de Nárnia e derrotar a cruel Feiticeira Branca.


    Com o lançamento do primeiro filme em 2005, abriu-se um portal no cinema para um trilogia de grande sucesso. Depois de O Leão, A Feiticeira e o Guarda-Roupa, outros dois filmes foram lançados, dessa vez abordando outros antagonistas e tramas mais adultas. As Crônicas de Nárnia: Príncipe Cáspian e As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada renderam resultados exultantes de bilheteria (e mais um filme em um futuro indefinido, chamado As Crônicas de Nárnia - A Cadeira de Prata).

     

    Richa com Tolkien?

    No início, comenta-se que Tolkien e C.S Lewis não se deram muito bem, uma vez que existia uma certa diferença entre os perfis acadêmicos e pessoais dos escritores.Tolkien era famoso por ser filólogo e uma pessoa apegada às ciências, se tornando professor em Oxford. Já Lewis era teológo, escritor e cristão praticante, então, num primeiro momento, sabe-se que houve um estranhamento. Mas nada como o tempo, não é? Registros dos diários de ambos comprovam o nascimento de uma amizade rica e tranquila! Depois de tudo, até pra falarem sobre as obras de Walt Disney os dois se juntaram. Os santos bateram, finalmente.

    Conheça o antes e o depois dos atores


    Curioso para saber como estão as carinhas que conquistaram a todos nós 15 anos atrás? Dá só uma olhada e se surpreenda!

     

    Georgie Henley

    A mais curiosa e adorável do grupo de irmãos, Lúcia Pevensie, é interpretada por Georgie Henley, que hoje está com 25 anos e fez outros trabalhos como Cúmplices de um Segredo e Jane Eyre. O tempo passa! 

    narnia georgie

     

    William Moseley

    Hoje com 31 anos, o ator viveu o irmão mais velho do grupo, Peter. Destemido e protetor, o personagem lidarava o grupo de crianças. Hoje, coleciona trabalhos como no longa A Pequena Sereia e a série The Royals.

    narnia

    Anna Popplewell

    Interpretando o papel de Susan, a arqueira de Nárnia, Anna Popplewell está com 31 anos e já tem um currículo considerado na indústria, com papéis em O Vampiro e Eu Sem Você.

    narnia susan


    Skandar Keynes

    O último da lista (e a ser escolhido para interpretar um dos Pevensie), Skandar Keynes não fica atrás no talento. Atualmente com 29 anos, ele acumula papéis em atrações como em A Paixão de um Homem - Ferrari e In Freedom's Cause, peça dramática.

    narnia meninos

     

    Matou um pouco a saudade? Que tal aproveitar a semana pra colocar os três filmes em dia e relembrar os ícones desse clássico dos anos 2000? #Partiumaratona!


    Veja também:

    Crítica: As Crônias de Nárnia: O Leão, O Feiticeiro e o Guarda-Roupa.

    Crítica: As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian

    Elenco original de As Crônicas de Nárnia se reúne