cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Há 20 anos morria Glauber Rocha

    Por Da Redação
    22/08/2001

    Vinte anos atrás , o Brasil dava adeus a um dos maiores e mais polêmicos cineasta de sua história. Em 22 de agosto de 1981, Glauber Rocha, internado numa clínica do Rio de Janeiro, morre vítima de uma infecção pulmonar.

    Para relembrar a obra do cineasta, a instituição Tempo Glauber inaugurou nesta segunda-feira uma exposição permanente com o acervo de Glauber.

    Mantida pela mãe do cineasta, a instituição vai exibir boa parte das 50 mil peças do acervo pessoal do cineasta. Roteiros, objetos de cena, cartazes, informações sobre personagens e profissionais envolvidos com a obra de Glauber já estão disponíveis para visitação gratuita na sede da Tempo Glauber das 9 às 18 horas. A exposição terá como foco principal suas três principais obras: Terra em Transe, Deus e o Diabo na Terra do Sol e Antônio das Mortes.

    Glauber Rocha nasceu 1939, em Vitória da Conquista no estado da Bahia. Já na infância, demonstrou seus primeiros dotes artísticos ao escrever e encenar uma peça em espanhol com apenas nove anos.

    Sua primeira colaboração para o cinema foi em 1956, no curta-metragem Um Dia na Rampa. O primeiro longa foi Barravento, lançado em 1961. Sua projeção veio depois da publicação do manifesto "Revisão crítica do cinema brasileiro" que rompia com o cinema nacional da época e inaugurava o cinema novo.


    Tempo Glauber: Rua Sorocaba, 190 - Botafogo - Rio De Janeiro. (21) 3684-1207 / 527-8829 Atendimento de 10:00 às 18:00. A visitação da exposição é gratuita