Hamilton: O renomado musical que foi da Broadway para as telas
A Broadway e o cinema são praticamente sinônimos e dividem vários dos seus musicais há anos. Porém, é uma das produções mais recentes dos palcos de Nova York (EUA) que alcançou um novo nível estratosférico de sucesso, a ponto de ir para uma plataforma de streaming: Hamilton.
A estreia do musical aconteceu em 2015 e desde então é uma das obras mais aclamadas da Broadway. O projeto é tão consagrado que a versão dele para o Disney+, o serviço de streaming da Disney, não é uma adaptação e sim a gravação do próprio show.
Hamilton chegou à plataforma no início de julho. No Brasil, O Disney+ está programado para ser lançado no dia 17 de novembro. Então vamos aquecer os seus corações para poder ver essa obra-prima no futuro.
Conheça o musical:
Obra
O criador do musical é Lin-Manuel Miranda, um dos compositores mais geniais da atualidade. Ele é conhecido pela sua longa parceria com a Disney, que já resultou em trabalhos nas trilhas sonoras de Moana e O Retorno De Mary Poppins.
Miranda adaptou para os palcos o livro biográfico de Ron Chernow sobre Alexander Hamilton, a figura central que dá título ao projeto. Ele é considerado um dos pais dos Estados Unidos, em que as ideias ajudaram a construir a nação norte-americana.
Músicas
Os temas políticos e sociais de Hamilton, obviamente, são muito bem tratados pelos realizadores, mas estamos falando de um musical. Portanto, a trilha sonora é o coração da peça, que consagrou a produção de uma forma que vai muito além de "boas músicas".
Um dos motivos disso é a versatilidade de Hamilton; há uma mistura de rap, jazz e R&B, logo, por mais que estejamos diante de uma história "de época", existe uma conexão estrutural com a atualidade. Nem por isso, a ligação com o passado "épico" é deixada de lado, como a própria duração de 160 minutos sugere.
Confira um gostinho dessa experiência no trailer do Disney+:
Elenco e direção
Como não poderia ser diferente, Hamilton é vivido no musical pelo próprio Miranda. Ainda assim, há várias outras estrelas na produção, muitas delas conhecidas de filmes e séries.
É o caso de Daveed Diggs (Marquês de La Fayette/Thomas Jefferson), de Soul e da série Snowpiercer. Jonathan Groff (Rei George), a voz de Kristoff de Frozen - Uma Aventura Congelante, também está no elenco.
A direção de Hamilton é de Thomas Kail. Ele já ocupou esse mesmo cargo na minissérie Fosse/Verdon e na série Two Broke Girls.
Prêmios e repercussão
O Oscar do teatro nos Estados Unidos é o Tony Awards. Hamilton faturou nada menos do que 11 estatuetas na 70ª edição da premiação, ocorrida em 2016.
Além de ser um sucesso retumbante de bilheteria, vários famosos já prestigiaram o musical. Quando a produção chegou ao Disney+, por exemplo, alguns deles se manifestaram pelo Twitter para comemorar o lançamento.
O apresentador Jimmy Fallon disse que "gostaria de assistir mais uma vez pela primeira vez" por ser "uma experiência incrível". Enquanto isso, Ben Schwartz, o Jean-Ralphio de Parks and Recreation, declarou com muita emoção:
"Quer explodir ainda mais sua mente? Depois de assistir Hamilton uma vez, tire um tempo para juntar suas emoções, que estarão espalhadas pela sala, depois ative as legendas e veja de novo. Tantas. Palavras. Impressionantes. Juntas. Em. Poucos. Segundos."
Ainda podemos destacar o post de Melissa Fumero, a Amy de Brooklyn 99, que inclusive contracenou com Miranda na série - ele é um fã declarado da sitcom, portanto fez uma participação especial. "Eu nunca vou esquecer Renee Elise Goldsberry me falando sobre essa produção incrível que estava trabalhando com Lin-Manuel Miranda. Eu nunca vou esquecer de ver ela cantando Satisfied pela primeira vez. Nunca vou esquecer de encontrar Lin no porão do teatro."
Confira os tweets:
Nesta matéria você leu sobre: Moana, O Retorno De Mary Poppins, Soul, Frozen - Uma Aventura Congelante.
Veja também: TOP 6 - Os musicais do cinema