cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Harrison Ford era o melhor marceneiro de Los Angeles antes de virar ator; veja fatos

    Conheça melhor a vida e carreira do icônico ator e veja curiosidades sobre ele

    Por Daniel Reininger
    13/07/2022 - Atualizado há cerca de 1 mês

    O ator Harrison Ford interpretou alguns dos personagens mais icônicos do cinema, como Indiana Jones, Han Solo, Jack Ryan e Rick Deckard. Esses são só alguns dos personagens desse grande ator, que marcou o cinema e se tornou um dos maiores nomes de Hollywood.

    Conheça melhor sua carreira e descubra curiosidades sobre ele:

    Vida e carreira

    Nascido em Chicago em 13 de julho de 1942, Ford é filho de pai irlandês e mãe judia russa e frequentou a faculdade de Inglês e Filosofia. 

    Estreou no cinema em 1966, com uma ponta em O ladrão Conquistador. Desanimado com os papéis pequenos e com mulher e dois filhos para sustentar, Harrison Ford largou tudo em 1970 e se tornou carpinteiro. 

    Eventualmente, um de seus clientes o indicou ao diretor George Lucas e ele foi escolhido para o elenco de American Graffiti - Loucuras de Verão, que foi um sucesso. De volta ao cinema, não saiu mais das telas.

    Quatro anos depois, Ford tornou-se mais conhecido com o papel de Han Solo, em Star Wars. O personagem Indiana Jones, de 1981, consolidou sua posição de estrela em Hollywood.

    Em 1982, ele interpretou Deckard no clássico filme de ficção científica Blade Runner, do diretor Ridley Scott. Em 1986, Ford foi indicado para o Oscar de Melhor Ator, por Testemunha.

    Harrison Ford possui dois recordes no Guinness Book, o de ator que gerou o maior lucro nas bilheterias e o de ator com o maior número de filmes que ultrapassaram a marca de cem milhões de dólares nas bilheterias dos Estados Unidos.  

    O seu primeiro casamento, com Mary Marquardt, durou de 1964 a 1979 e tiveram 2 filhos. O segundo casamento aconteceu em 1983, com a roteirista do filme E.T. O Extraterrestre, Melissa Mathison. O relacionamento terminou em novembro de 2004 e eles também tiveram dois filhos.

    Atualmente, está com a atriz Calista Flockhart, com quem se casou em 15 de junho de 2010, após 8 anos de relacionamento.

    Curiosidades

    • Em 1995, ele foi escolhido pela revista Empire como uma das 100 estrelas mais sexy da história do cinema. Em 1997, ele foi escolhido pela revista People como uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo. Em 1998, ele foi escolhido como o homem mais sexy do mundo pela revista People.
       
    • Ele trabalhou como carpinteiro em Los Angeles antes de alcançar a fama no cinema. Ele tinha a reputação de ser um dos melhores marceneiros da cidade e seus serviços eram muito procurados em Los Angeles muito. Esse é um ofício que ele ainda pratica como hobby.
       
    • Ele revelou no Late Show with David Letterman (1993) que ele tem alguns dentes postiços. Os dois dentes foram perdidos logo após a queda sobre uma arma durante uma acrobacia logo no início de sua carreira.
       
    • Ele é piloto de monomotor, asa fixa e helicóptero. Ele é dono de diversos veículos aéreos. Ele destruiu um deles durante a prática simulada de "desligamento do motor". Ele voa regularmente entre as suas casas de Nova York e Wyoming.
    • Em outubro de 1997, ele ficou em primeiro lugar na lista "As 100 maiores estrelas de cinema de todos os tempos" da revista Empire (Reino Unido). Ele chegou a ser o ator mais bem pago de Hollywood.
       
    • Em 19 de dezembro de 1996, ele foi listado como uma das 50 pessoas impedidas de entrar no Tibete. A Disney entrou em conflito com as autoridades chinesas sobre o filme Kundun (1997), que a segunda esposa de Ford, Melissa Mathison, escreveu.
       
    • Ele considera A Costa do Mosquito (1986) como o seu filme favorito entre os que fez.

       
    • Em 31 de julho de 2000, ele pilotou seu helicóptero para resgatar uma mulher de 20 anos chamada Sarah George que estava perdida e desidratada perto de seu rancho em Jackson Hole, Wyoming.
    • Ele criou o que muitos acreditam ser a melhor cena de Os Caçadores da Arca Perdida (1981). Ele sofria de uma disenteria no momento das filmagens e durante a cena no Cairo com o espadachim, o roteiro pedia uma luta muito mais longa, mas por causa de sua condição, ele perguntou discretamente ao diretor Steven Spielberg se eles poderiam encurtar a cena. A resposta de Spielberg foi que a única maneira de fazer isso seria se Indy sacasse sua arma e "apenas atirasse no cara". O resto da equipe, sem saber da mudança, riu da cena, que ficou no corte final.
       
    • Ford foi homenageado por seu trabalho com o meio ambiente e foi convidado a nomear uma raça de borboletas. Ele a nomeou em homenagem a sua filha, Georgia.
       
    • Na época, seu divórcio de Melissa Mathison foi o mais caro da história de Hollywood. Hoje, está em quarto lugar.
       
    • Ford foi originalmente trazido por George Lucas para apenas testar outros atores nas audições para Star Wars (1977). Ele não tinha permissão para fazer o teste, porque Lucas queria novos rostos para o filme. Ele finalmente conquistou Lucas e o papel de Han Solo foi para ele.

    Indiana Jones 5

    O ator retorna em breve em Indiana Jones 5, aguardada sequência da franquia de sucesso. Dirigido por James Mangold e trazendo Steven Spielberg como produtor, Indiana Jones 5 chegará aos cinemas 15 anos após o lançamento de Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, quarto filme da franquia lançado em 2008.

    Os detalhes da trama ainda estão mantidos em segredo, mas nomes como Antonio Banderas e Mads Mikkelsen já foram confirmados no projeto. 

    Indiana Jones 5 tem estreia prevista para 29 de junho de 2023 nos cinemas. 

    Veja mais