cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Harry Potter: Autora lança livro com pseudônimo, mas é descoberta

    J.K. Rowling lançou Cuckoo's Calling sob o nome de Robert Galbraith
    Por Cristina Tavelin
    15/07/2013

    Cuckoo's Calling parecia ser apenas mais um livro de um novo autor aparentemente bem-sucedido. Mas, por trás do pseudônimo de Robert Galbraith, havia um nome de peso: J.K. Rowling, criadora da saga literária Harry Potter, fenômeno mundial também no cinema com a série de filmes recordistas de público.

    O até então desconhecido Robert Galbraith estava indo muito bem – com a crítica elogiando a destreza de um autor de primeira viagem. Segundo a falsa biografia divulgada pela editora, o escritor teria sido militar antes de encarar a nova carreira. Porém, mesmo com boas críticas, Cuckoo's Calling havia vendido apenas 1500 exemplares.

    Esse número mudou drasticamente após o jornal Sunday Times receber um recado anônimo e investigar a história toda. Após descoberta a autoria da obra, Cuckoo's Calling foi para o topo das vendas da Amazon.com.

    Rowling comentou o caso. "Tinha esperanças de manter segredo por mais algum tempo, porque ser Robert Galbraith foi uma experiência muito libertadora. Foi maravilhoso publicar algo sem expectativas e um prazer enorme receber feedback de editoras e leitores sob um nome diferente".

    A trama do livro aborda a história de um veterano de guerra que vira detetive particular e passa a investigar a morte de uma modelo. A série de livros deve continuar e o próximo título tem previsão de lançamento para 2014. Será que vira filme? Os fãs de Harry Potter devem estar na torcida.