cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    A história real por trás de 'The Last Kingdom'

    5ª e última temporada está disponível na Netflix
    Por Daniel Reininger
    11/03/2022 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Sucesso absoluto na Netflix, The Last Kingdom é um drama histórico medieval baseado nos romances The Saxon Stories, de Bernard Cornwell. A série épica apresenta várias figuras importantes da história britânica, com diversos personagens da vida real, embora muita coisa seja ficção.

    Mas o que é realidade e o que não é?

    A gente explica:

    Uhtred de Bebbanburg

    Uhtred, o protagonista, é inspirado na familia do autor, que remonta aos governantes de Bebbanburg, o atual Castelo de Bamburgh. O autor do livro, Cornwell contou ao The Guardian como descobriu a conexão quando conheceu seu pai biológico William Outhred, um aviador canadense que estava baseado no Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial.

    “Ele tinha uma árvore genealógica, que remontava ao século VI. Eles eram os Lordes de Bebbanburg (Castelo de Bamburgh) em Northumberland e havia um Uhtred", revela.

    Embora o personagem de Uhtred seja uma pessoa real, os fatos de sua vida são obras de ficção. Dito isso, a maioria dos grandes eventos nos quais o personagem faz parte na série foram reais, assim como muitas das figuras históricas que ele encontrou.

    Rei Alfredo de Wessex

    Nascido em 849, Alfredo assumiu o trono de Wessex em 871 após a morte do rei Etelredo, o terceiro de seus irmãos mais velhos a governar o reino. Ele é conhecido como um dos mais importantes reis da inglaterra.

    Ele já era um veterano de várias campanhas contra os vikings e os primeiros anos de seu reinado foram caracterizados por conflitos contínuos com exércitos nórdicos.

    Em 878, Wessex era o único reino inglês que ainda resistia ao “Grande Exército Pagão” depois que Nortúmbria, Ânglia Oriental e Mercia caíram para os invasores.

    Alfredo foi forçado a fugir com suas forças enlameadas restantes para os pântanos de Somerset, cenário de uma das lendas duradouras de seu reinado. Isso é mostrado na série.

    Rei Alfred de Wessex sofria mesmo de problemas de saúde. Há evidências suficientes para afirmar que Alfred era mesmo afetado por problemas crônicos de saúde. Além disso, Alfredo procurou unir os reinos ingleses em uma Inglaterra unificada. 

    O rei da vida real era famoso por seu entusiasmo pela igreja e pelo aprendizado, ampliando a construção de escolas no reino. Além disso, seu apoio à igreja desempenhou um papel fundamental no cultivo de sua reputação como governante, o que levou os historiadores a atribuir-lhe o epíteto de “o grande” séculos após sua morte.

    Outros personagens

    Elesvita - Aelswith casou-se com o rei Alfredo em 868 e ficou ao seu lado até sua morte 31 anos depois. Originária da Mércia, seu casamento aconteceu para criar uma aliança entre os dois reinos. Quando o rei Alfredo morreu, ela fundou um convento em Winchester que é conhecido como Abadia de Santa Maria.

    Etelfleda, senhora de Mércia - Foi uma verdadeira líder inspiradora. Existe uma versão das Crônica Anglo-Saxônicas que realmente valoriza as conquistas dessa mulher. Em uma versão do século 10, ela é referida como 'Senhora', equivalente feminino da palavra 'Senhor', que na época significava o vínculo que mantém a sociedade guerreira unida neste período medieval.

    Winchester

    Winchester é uma "cidade catedral" no sul da Inglaterra, capital do condado de Hampshire. Winchester chegou a ser a capital da Inglaterra e foi desenvolvida a partir da cidade romana de Venta Belgarum. Na série, e lá que acontece boa parte da treta política, por ser capital do reino do Rei Alfredo. 

    A cidade tem hoje a Catedral de Winchester, uma das maiores da Europa. A cidade é também lar da Universidade de Winchester e a famosa escola pública, Winchester College.

    The Last Kingdom

    The Last Kingdom é uma série de televisão histórica ambientada em 872, quando muitos dos reinados que hoje compõem a Inglaterra caíram nas mãos dos vikings. Sob o comando do Rei Alfredo, o Grande, o Reino de Wessex é o único que resiste aos ataques. A série mistura figuras reais que fazem parte da História com eventos e personagens fictícios.

    A produção acompanha o jovem Uhtred, um nobre que perdeu os pais em um dos ataques vikings. Levado e criado por eles, o rapaz cresce e se torna um guerreiro. Mais tarde, ele parte com a missão de conquistar as terras onde nasceu. Enquanto isso, o Rei Alfredo enfrenta problemas políticos e religiosos para unificar os reinos e transformá-los no que hoje é a Inglaterra.

    A série, inclusive a última temporada, está disponível na Netflix.

    Veja mais