cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    História real por trás de 'Treze Vidas - O Resgate'

    Filme aborda resgate de um time de futebol tailandês que ficou preso numa caverna alagada

    Por Daniel Reininger
    05/08/2022 - Atualizado há 9 dias

    O Prime Video lançou nesta sexta-feira o emocionante Treze Vidas - O Resgate, filme dirigido por Ron Howard que aborda o emocionante caso real de um time de futebol tailandês que ficou preso na caverna Tham Luang durante uma tempestade inesperada.

    Descubra a verdade por trás dessa incrível história:

    O longa

    Estrelado por nomes como Viggo Mortensen, Colin Farrell, Joel Edgerton e Tom Bateman, o filme promete trazer ao público um olhar emocionante sobre os esforços globais no resgate do time que chocou o mundo.

    O longa mostra uma equipe composta pelos mergulhadores mais habilidosos e experientes do mundo, capazes de navegar pelo labirinto de túneis de cavernas estreitos e inundados. Foram mais de 10.000 voluntários para tentar um resgate angustiante dos doze meninos e seu treinador. 

    Com apostas impossivelmente altas e o mundo inteiro assistindo, o grupo embarca em seu mergulho mais desafiador até agora, mostrando a imensidão do espírito humano no processo.

    O elenco ainda traz ainda Paul Gleeson, Pattrakorn Tungsupakul, Tui Thiraphat Sajakul, James Teeradon Supapunpinyo, Sahajak Boonthanakit e Weir Sukollawat Kanaros. O filme tem roteiro assinado por William Nicholson e é baseado na história escrita por ele e Don Macpherson.

    História real

    Em 23 de junho de 2018, 12 meninos da província tailandesa de Chiang Rai faziam um passeio de bicicleta e entraram na caverna Tham Luang, no norte do país, para se proteger do mau tempo. A chuva ficou intensa e a água subiu muito rápido, deixando o grupo preso no local.

    As fortes chuvas inundaram parcialmente a caverna durante sua visita no mesmo dia e os 12 garotos de 11 a 17 anos e seu treinador de 25 anos foram dados como desaparecidos poucas horas depois. As operações de busca começaram imediatamente, mas o nível da água dificultava o acesso das equipes de resgate.

    Isolados e sem comida por 9 dias, foram encontrados em 2 de julho por mergulhadores ingleses. Debilitados e com muita fome, eles estavam a 4 km da entrada da caverna e a aproximadamente 1 km de profundidade. Vários trechos são muito estreitos, com água turva e pouca visibilidade. Bombas drenavam a água initerruptamente, mas o nível recuava lentamente.

    Uma complexa operação de resgate precisou ser organizada para retirá-los da caverna. O caminho possui espaços bem estreitos e o percurso eram um desafio até mesmo para mergulhadores experientes, que levavam cerca de seis horas para percorrer os 4 km até onde o grupo estava abrigado em uma encosta cercada por água.  

    Quase impossível

    Essa dificuldade custou a vida de de um dos mergulhadores experientes que participavam da ação. Em 6 de julho de 2018 o sargento da reserva da marinha tailandesa Saman Kunan, de 38 anos, morreu enquanto retornava de uma expedição que levou suprimentos aos rapazes presos.

    Até por causa disso, as s equipes de resgate pensaram em tirá-los pela superfície da montanha, mas a profundidade no ponto em que estavam era grande demais – entre 800 m e 1 km – e ainda havia risco de desmoronamento.

    O resgate pela água durou 3 dias. Cada garoto foi conduzido por pelo menos 2 mergulhadores e usou máscara facial de oxigênio durante o percurso até a entrada da caverna, que dura 6 horas. No domingo, 8 de julho, e na segunda, foram retirados quatro garotos em cada dia. Na terça, foram resgatados mais quatro meninos e o técnico.  

    O entorno da caverna começou a ser esvaziado ainda no fim da noite de sábado, 7 de julho. Os mais de mil jornalistas que acompanham o resgate tiveram que se afastar da região. Tudo foi feito para preservar os meninos, seu treinador e suas famílias. Conforme as vítimas eram salvas, os nomes não eram divulgados nem para os parentes, por questões culturais, relacionadas ao respeito.

    Os resgatados foram levados de helicóptero para hospital e ficaram de quarentena e observação.

    Assista

    A emocionante história de já está no Prime Video. Sem dúvida vale assistir Treze Vidas - O Resgate!

    Veja mais