cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    HOT 2008: Ex-prisioneiro vai ao Oscar

    Por Da Redação
    01/02/2008

    Adolf Burger, preso do campo de concentração nazista de Sachsenhausen, cujo relato rendeu o longa indicado à categoria de Melhor Filme Estrangeiro ao Oscar 2008, The Counterfeiters, comparecerá à cerimônia do Oscar.

    Burger fez um relato sobre uma oficina secreta de impressão de notas e documentos falsos no campo de concentração em que estava preso. A co-produção austríaco-alemã The Counterfeiter surgiu a partir dessas declarações e o roteiro foi escrito pelo próprio diretor Stefan Ruzowitzky (Os Herdeiros).

    Na trama, o judeu Salomon Sally Sorowitsch (Karl Markovics) é conhecido como o rei da falsificação. Mas sua fase de sorte naufraga quando é preso por Friedrich Herzog (Devid Striesow). Levado para o campo de concentração Mauthausen, Salomon mostra sua habilidades e é transferido para Sachsenhausen. Lá encontra Herzog, que o coloca numa missão secreta. Salomon e um grupo de profissionais são forçados a produzir milhares de notas de dinheiro falso. Chamada de Operação Bernhard, o dinheiro seria para financiar a guerra e supostamente melhorar a economia alemã.

    A cerimônia de entrega do Oscar ocorre em 24 de fevereiro de 2008 e muito em breve poderemos ver o nonagenário Burger disputar um lugarzinho no tapete vermelho.