cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Star Wars' só existe por causa de 'Duna'; veja outras obras inspiradas pelo sci-fi

    O livro de Frank Herbert criou muitas das bases da cultura pop como conhecemos hoje
    Por Daniel Reininger
    21/10/2021 - Atualizado há 23 dias

    Um dos maiores livros da ficção científica, Duna de Frank Herbert, que já foi considerado "infilmável", ganhou algumas versões ao longo do tempo, mas nenhuma tão fiel e profunda quando o filme de Denis Villeneuve (A Chegada).

    Entretanto, quem não conhece a obra e verá o filme pela primeira vez, poderá achar que o longa traz muitos clichês e tem uma trama parecida com outras obras, até mesmo com Star Wars. Mas quem pensar assim nem imagina que, na verdade, tudo isso foi concebido no livro de Frank Herbert, lá em 1965, muito tempo antes.

    A verdade é que o best-seller ajudou a moldar a cultura pop atual.

    Impacto

    Duna é enorme em sua escala e imaginação, capaz de explorar alguns dos temas mais importantes da humanidade em uma trama profunda e cheia de reviravoltas. As ideias do livro variam de política, ambientalismo, religião, liderança, igualdade e justiça.

    O impacto pode ser sentido na ficção científica, tanto na literatura quanto na indústria cinematográfica. Isso acontece por meio dos temas, cenários e de reaproveitamento de ideias da trama. Game of Thrones, por exemplo, é massivamente inspirado por Duna, na forma como as Casas Nobres de um reino poderoso interagem de forma brutal. 

    São diversos os elementos vistos em Duna que foram reutilizados em obras posteriores, principalmente no cinema.

    Arte do cartaz de DunaDivulgação (Warner Bros)

    Inspirações

    A ideia aqui falar apenas de como o livro e suas ideias centrais inspiraram obras famosas, sem entrar em questões cinematográficas como adaptações e tentativas que mexeram com a indústria do cinema,  como a ambiciosa versão de Jodorowsky, cujos conceitos que nunca viram a luz do dia foram levados a tantos outros longas, como Blade Runner e Alien. Essa história fica para depois.

    Falando apenas dos livros, abaixo comentamos alguns filmes e séries que foram bastante influenciados por Duna:

    Star Wars é a mais famosa

    A influência de Duna em Star Wars (1997) é clara e foi reconhecida por vários escritores de ficção científica no lançamento do filme, incluindo o próprio Frank Herbert. Uma trama sobre um império do mal, parcialmente ambientado em um planeta deserto, liderado por um jovem que pode ser o escolhido é bem parecido. Só que Duna vai muito além dessa base.

    Cena do primeiro Star Wars, de 1977Reprodução

    Outras obras inspiradas por Duna

    • Avatar (2009) - A ideia de colonização de outros planetas e uma guerra com habitantes locais é tema comum a diversas tramas de ficção científica, mas Avatar usa a ideia de um escolhido, que se alia ao povo nativo para trazer paz e justiça ao mundo. Não é possível negar a influência de Duna.
       
    • Game of Thrones - Mostra um reino poderoso composto por casas nobres que interagem de forma brutal e violenta, em busca de dominância. Além disso, um escolhido pode mudar o rumo de todos. Temos também algumas pessoas usando Dragões como arma, assim como os Fremen usam os Vermes de Areia. É basicamente Duna na Idade Média.
       
    • Matrix - Existem alguns elementos de Duna que influenciaram de alguma forma ou outra a franquia Matrix. A própria Matrix foi inspirada no romance Neuromancer de William Gibson, de 1984, livro indiretamente inspirado pelo sci-fi. A ideia do escolhido, a jornada do herói e a questão de como uma pessoa pode mudar seu ambiente também estão presentes.
       
    • Mad Max - Além da Cúpula do Trovão (1985) - Há algumas semelhanças entre a caracterização de Max neste filme e Paul Atreides de Duna. Ambos são figuras messiânicas navegando por um deserto em busca de aliados e vingança.
       
    • Stargate (1994) - Duna mostra como civilizações através da galáxia são moldadas por forças e maquinações externas. No longa dos anos 90, uma influência intergaláctica semelhante é retratada, mas em uma escala muito menor. Stargate também tem temas de revolta e derrubada de um regime planetário dominante, algo visto no primeiro livro da saga.
       
    • 2001 - Uma Odisseia no Espaço (1968) - Psicodelia misturada com sci-fi estava destinada a acontecer na década de 1960, mas Duna chegou primeiro e inspirou esse clássico do cinema. Embora o longa de Stanley Kubrick não contenha nenhuma droga espacial poderosa como Duna, 2001 se entrega a uma mistura semelhante de visuais psicodélicos.
       
    • Nausicaä do Vale do Vento (1984) - Até o Studio Ghibli foi influenciado pelo épico de Herbert. O clássico de Miyazaki se passa em um mundo pós-apocalíptico coberto por insetos gigantes, não muito diferente dos vermes da areia de Duna. Um país opressor também aparece aqui.
       
    • O Ataque dos Vermes Malditos (1990) - O filme apresenta vermes do deserto que têm uma semelhança distinta com os vermes da areia de Duna, embora em uma escala menor.

    Além do audiovisual

    Livros, séries e jogos também tiraram inspiração da obra, aqui vamos apenas listar rapidamente alguns deles: Neuromancer, Warhammer 40,000, Robotech, Dark Angel, Battletech e até mesmo Marvel e DC. Duna trouxe a bases para muitas grandes franquias.

    Duna - Parte 1

    Duna é inspirado em um dos maiores clássicos literários da ficção científica escrito por Frank Herbert e já está nos cinemas!

    A adaptação traz alguns dos principais nomes em atividades em Hollywood no momento, como Timothée Chalamet e Zendaya.

    Além deles, o longa ainda trará Oscar Isaac (Star Wars: A Ascensão Skywalker) como o Duque Leto Atreides e Rebecca Ferguson (Missão: Impossível - Efeito Fallout) no papel da sua esposa, Lady Jessica. Outros nomes fortes no elenco são Josh Brolin (Vingadores - Ultimato) e Jason Momoa (Aquaman).

    Com direção de Denis Villeneuve (Blade Runner 2049), Duna vale o ingresso. Veja o trailer final:

    Veja mais