cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Illuminati alimentam teorias da conspiração também em 'Doutor Estranho 2'

    Dica de presença do grupo apareceu no trailer
    Por Daniel Reininger
    06/04/2022 - Atualizado há cerca de 2 meses

    Doutor Estranho no Multiverso da Loucura mostrará novos personagens, universos paralelos, versões alternativas de heróis e vilões e um dos grupos mais enigmáticos dos quadrinhos, inspirado em teorias da conspiração de nossa realidade: os Illuminati.

    Origem do termo

    Os Illuminati, plural da palavra illuminatus em latim, que significa "iluminados", é um nome dado a vários grupos secretos, tanto reais quanto fictícios. 

    Historicamente, o nome se refere aos Illuminati da Baviera, Alemanha, uma sociedade secreta da época do Iluminismo fundada em 1 de maio de 1776. A sociedade procura se opor à superstição, ao obscurantismo, à influência religiosa sobre a vida pública e aos abusos de poder do estado.  

    A ideia central era promover uma educação centrada nas "luzes" do conhecimento. A razão deveria assumir o papel central da produção de conhecimento, excluindo a base e os princípios religiosos.

    Pouca evidência pode ser encontrada para apoiar a hipótese de que o grupo tenha sumido antes do século XIX. Contudo, diversos grupos têm usado a fama dos Illuminati desde então para criar seus próprios ritos, alegando serem os Illuminati.

    Teorias da conspiração

    Os Illuminati originais não sobreviveram muito tempo à sua supressão na Baviera e os primeiros sinais de um grupo usado em teorias de conspiração começaram a aparecer como invenção de escritores. 

    Autores como Mark Dice, David Icke, Ryan Burke, Jüri Lina e Morgan Gricar, além de outros, apontam que os Illuminati da Baviera sobreviveram até hoje e são responsáveis por manipularem eventos mundiais de grande importância.

    Os teóricos da conspiração alegam que muitas pessoas notáveis eram ou são membros dos Illuminati, como Presidentes dos Estados Unidos.

    Segundo essas teorias, os Illuminati sobreviveram por causa de sua infiltração na Maçonaria, uma sociedade discreta com ações são reservadas apenas àqueles que dela participam, e se tornaram o cérebro por trás de grandes eventos históricos como a Revolução Americana, a Revolução Francesa, a Revolução Russa, as Guerras Mundiais e os ataques de 11 de setembro de 2001.

    Tudo isso, claro, é combustível para teóricos da conspiração, sem provas de serem reais.

    Illuminati na Marvel

    Os Illuminati surgiram no quadrinhos da Marvel em 2005, após a Guerra Kree-Skrull, vários dos heróis mais poderosos da Terra formaram os Illuminati, um grupo secreto dos heróis mais influentes da Terra que se encontrariam apenas algumas vezes para enfrentar eventos de extraordinária importância.  

    Esses heróis são:

    • Namor - príncipe submarino
    • Homem de ferro - cientista bilionário
    • Senhor Fantástico - líder do Quarteto Fantástico e cientista
    • Professor X - mutante líder dos X-men
    • Doutor Estranho - mago supremo
    • Raio Negro - rei do Inumanos

    O grupo tenta, à todo custo, proteger a Terra das maiores ameaças, mas principalmente ajuda a moldar o mundo à sua imagem, fazendo-o seguir no que consideram ser a melhor direção para o planeta, formando, efetivamente, um governo mundial secreto. 

    Dentre suas maiores decisões, está a expulsão de Hulk para o espaço, após o grupo considerar que o personagem de Bruce Banner era muito perigoso para viver na Terra.

    Doutor Estranho

    Doutor Estranho no Multiverso da Loucura explora o Multiverso e expande seus limites mais do que nunca.

    Dessa vez, Stephen Strange e seus aliados atravessam as realidades alternativas alucinantes e perigosas do Multiverso para enfrentar um novo e misterioso adversário.

    O filme trará o retorno de Chiwetel Ejiofor como Barão Mordo, um dos vilões da vez. A direção fica nas mãos de Sam Raimi e o elenco ainda traz nomes como Rachel McAdams, Benedict Wong e Xochitl Gomez.

    Doutor Estranho no Multiverso da Loucura chega aos cinema no dia 05 de maio.

    Veja mais