Indústria desenvolve novo chip contra pirataria
Está sendo desenvolvido um chip para ser implantado em DVDs e assim tentar evitar a pirataria no mundo, por meio da tecnologia de identificação por radiofreqüência.
O invento, da NXP Semicondutores, companhia independente fundada pela Philips, e da empresa norte-americana Kestrel Wireless, tem como objetivo impedir a leitura dos discos, sendo desativado apenas por meio de um leitor. Além desta utilização, a tecnologia poderá ser aplicada em tocadores MP3, discos de jogos para videogames, televisores, cartuchos de impressora e cartões de memória. A solução encontrada elimina a necessidade de dispositivos de alto custo, como displays e embalagens de segurança, criando um alternativa à diminuição da degradação ambiental e no combate da pirataria no mundo.
"Estamos animados com a promessa deste tipo de solução. O roubo de DVD e de discos de videogames é um problema que se estende por um longo período e gera um custo anual de US$ 400 milhões às lojas dos EUA", disse Bo Andersen, presidente da Associação dos Comerciantes de Entretenimento Norte-Americano.