cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Insecure é a série que todo mundo deveria assistir

    Atração criada por Issa Rae e Larry Wilmore traz críticas raciais relevantes e muito bom humor
    Por Thamires Viana
    16/01/2021 - Atualizado há 8 meses

    Insecure, série estrelada pela atriz Issa Rae, é daquelas que arranca lágrimas e risos na mesma proporção. Ela aborda a rotina de duas mulheres afro-americanas, seus desafios profissionais e pessoais e ainda levanta relevantes críticas sociais e raciais. 

    Com o passar dos anos, Insecure foi amadurecendo suas abordagens e se tornou uma das queridinhas da HBO. De lá para cá, foram diversas indicações ao Emmy, premiação que elege os melhores da TV, o que abriu ainda mais espaço para a série dentro do hall de favoritas. 

    Insecure

    Lançada em 2016, a atração foi criada por Issa em parceria com Larry Wilmore, um dos nomes mais renomados da indústria. Na história, acompanhamos a rotina de Issa Dee e Molly Carter, duas mulheres afro-americanas de quase 30 anos que enfrentam os altos e baixos da vida. 

    Issa inicia a atração como uma mulher que busca o reconhecimento em seu trabalho como assistente social enquanto enfrenta problemas em seu relacionamento com Lawrence, personagem de Jay Ellis. Do outro lado, Molly (Yvonne Orji) vem conquistando seu lugar no mercado como advogada, mas está totalmente sem sorte no amor. 

    Embora Insecure seja focada na dupla de amigas, as personagens Kelli (Natasha Rothwell) e Tiffany DuBois (Amanda Seales) integram esse grupo de mulheres que compartilham as alegrias e os desafios de encontrarem seu lugar no mundo. 

    Críticas relevantes

    Cena da série InsecureReprodução

    Por trazer momentos focados em quatro amigas, a atração pode até lembrar Girls, outro grande sucesso da HBO criado por Lena Dunham, e Sex and The City, série estrelada por Sarah Jessica Parker que foi uma das maiores produções do mesmo estúdio no final dos anos 90, e até mesmo Valéria, série espanhola da Netflix que chamou a atenção do público em 2020. Porém, suas abordagens realistas e as críticas levantadas pelos roteiristas, incluindo Issa que também assina alguns episódios, coloca Insecure como algo único na televisão americana. 

    Um dos pontos altos da série é exatamente esse realismo em que se agarra para conduzir a sua trama. Nem sempre as personagens têm sorte, nem sempre os problemas amorosos ou profissionais serão fáceis de serem resolvidos - como acontece em quase todas as comédias românticas americanas -, da mesma forma que elas também seguram as barras mais delicadas enquanto tentam se posicionar diante dos racismos que encontram no caminho. 

    Na quarta temporada, por exemplo, Molly já é uma mulher muito bem-sucedida em sua profissão e ao se hospedar em um grande hotel com o namorado, é tratada de maneira cruel por uma das atendentes do local apenas por ser negra. As críticas de Insecure são um grande dedo na ferida aberta do racismo presente ao redor do mundo e transitam entre a realidade e a ficção propositalmente. O quarto ano ainda circula pelo caso de Breonna Taylor, afro-americana de 26 anos que foi morta a tiros por policiais que invadiram sua casa em março de 2020, no Kentucky. 

    O anúncio do final

    Insecure já tem quatro temporadas disponíveis no catálogo da HBOGo. Na última semana, Issa Rae anunciou que o quinto ano da série será o último, notícia que pegou os fãs de surpresa. “Nós sempre planejamos contar essa história em cinco temporadas, porém não teríamos chegado tão longe sem esse grande apoio do público”, disse a co-criadora ao Deadline. 

    Embora a notícia do final deixe os fãs tristes, é importante ressaltar que a série encerra em seu melhor momento, com temporadas super elogiadas. A primeira, inclusive, atingiu os 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, e as demais conquistaram notas acima dos 90%.

    Produção

    Criada por Issa Rae e Larry Wilmore, Insecure ainda traz no elenco nomes como Lisa Joyce, Y'lan Noel, Neil Brown Jr., Wade Allain-Marcus e Kendrick Sampson. A quinta temporada ainda não tem previsão de estreia, mas a produção deve ser iniciada no final deste mês nos EUA.

    Trailer