cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Intérprete de C-3PO está no Brasil

    Por Da Redação
    20/09/2007

    Na manhã de hoje (20), o ator britânico Anthony Daniels - que cravou sua marca na história do cinema ao interpretar o robô C-3PO na série Star Wars - conversou com jornalistas. Daniels está no Brasil para promover a exposição Star Wars Brasil, que será realizada em São Paulo, em março de 2008.

    A entrada de Daniels na sala onde os jornalistas aguardavam sua presença foi ao som da famosa Marcha Imperial, um dos temas musicais mais notórios da série; nas mãos, uma pequena réplica do personagem que o tornou famoso mundialmente. Extrovertido e simpático, o ator conduziu a entrevista coletiva, não sentou em momento nenhum e sempre interagia com os jornalistas, mostrando bom-humor e disposição para conversar. "Desculpe não falar em português, mas sei que vocês são mais espertos do que eu", brincou, sempre esboçando uma palavra ou outra em português, além de estar acompanhado por um dicionário. Essa postura pró-ativa do ator durante a coletiva o aproxima mais ainda do personagem: "Assim como C-3PO, gosto de falar muito e estar no comando", confessa.

    Daniels esteve, assim como Kenny Baker (que dá voz a R2-D2), em todos os filmes Star Wars. Por isso, é um dos que melhor podem falar sobre a saga galáctica criada por George Lucas. "Quando ele me falou sobre o projeto, me mostrou uma cópia de 2001 - Uma Odisséia no Espaço e detestei a idéia", lembra o ator. "Naquela época, não havia fitas VHS, muito menos DVD. Por isso, ele teve de alugar todos os equipamentos e os rolos do filme para que pudéssemos assistir." A evolução constante da tecnologia, de acordo com Daniels, é o que pode alimentar a série ao longo dos próximos anos. "Em 30 anos, provavelmente teremos Star Wars implantados em chips em nossas cabeças", brinca o ator.

    Outra característica que mantém viva a saga é a forma como ela ultrapassa gerações. "Quando encontro com fãs, há pessoas de todas as idades", lembra. "O mais engraçado é quando os pais me mostram aos seus filhos dizendo que sou o C-3PO. Elas não acreditam, já que não estou vestido como o robô, mas, quando faço a voz e os gestuais, elas ficam encantadas. Este é o maior presente para mim". O rosto de Daniels não é muito conhecido ou relacionado ao personagem e essa era a idéia inicial de Lucas. "No começo, ele não queria que as pessoas soubessem que eu era o C-3PO, Lucas queria que acreditassem que era um robô de verdade. Isso me decepcionou um pouco, ao mesmo tempo em que eu não queria que os sonhos dos espectadores acabasse quando descobrissem que eu era o robô", lembra o ator que, hoje, chega a ser reconhecido na rua nos locais onde visita. "Conversar com as pessoas é o mais divertido neste trabalho", confessa. "Mas, quando tira a máscara, elas se decepcionam."

    A carreira atual de Daniels ainda está totalmente ligada à série. Ele vem acompanhado a exposição que chega ao Brasil em março do ano que vem - inclusive, ele voltará ao país quando ela estiver pronta. Além de promover esses eventos, ele também empresta sua voz aos subprodutos ligados à série. "No próximo mês, estarei em Londres dublando C-3PO para Star Wars: A Guerra dos Clones", explica o ator, referindo-se à série em animação digital produzida por George Lucas. Sobre os rumores em relação à série live action baseada na saga criada por Lucas, Daniels afirma não ter nada certo. "A pergunta é: será que eu estaria disposto a interpretá-lo novamente?", diz. "Há 30 anos, quando entrei na roupa de C-3PO pela primeira vez, tinha cabelos longos e pretos; hoje eles estão brancos. Talvez esteja muito velho para isso", explica Daniels. "Ao mesmo tempo, C-3PO vem sendo meu amigo há 30 anos e será difícil abandoná-lo."

    Daniels também falou um pouco sobre seus gostos cinematográficos pessoais e, surpresa, ele não é chegado em filmes de ficção científica. "Adoro Piratas do Caribe e Uma Linda Mulher, sou apaixonado pela Julia Roberts!", revela.

    Hoje à noite, Daniels participará de uma exibição somente para convidados e, ontem (19) e hoje (20), ele encontrou fãs da saga em livrarias para concorridas sessões de autógrafos.

    Saiba mais sobre a série Star Wars em nosso especial.