cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    James Brown, o rei do soul, faria 77 anos hoje

    Por Da Redação
    03/05/2010

    Se fosse vivo, James Joseph Brown Jr., ou simplesmente James Brown, completaria nesta segunda (3/5) 77 anos. Cantor, compositor e produtor - e por que não dançarino -, deixou sua marca pelo mundo e se tornou o rei do soul, funk, r&b...

    Na infância pobre, teve de enfrentar o abandono da mãe e se virar para conseguir algum dinheiro, ora engraixando sapatos, lavando carros, ora tocando gaita para comboios de soldados, no início da Segunda Guerra. Na adolescência, chegou a ser condenado, aos 16 anos, por assalto a mão armada e ficou por três anos em um centro de detenção.

    Ao conquistar a liberdade, desde que conseguisse um emprego, Brown tentou a carreira no boxe e no beisebol, mas foi na música que encontrou sua verdadeira vocação. A carreira, iniciada em 1956, fortemente influenciada pelo gospel e R&B e músicos como Ray Charles e Little Richard, teve seu auge nos anos 60 e 70, com suas apresentações eletrizantes e canções inesquecíveis como I Got You (I Feel Good),  Please, Please, Please, Say It Loud - I'm Black and I'm Proud, Papa's Got a Brand New Bang, Get Up (I Feel Like Being a) Sex Machine, entre outras.

    Na vida pessoal, Brown deu o que falar. Foi preso por roubo e direção em alta velocidade, acusado de portar arma sem licença e violência doméstica. O cantor foi casado quatro vezes. Destes relacionamentos e de outros teve nove filhos - reconhecidos -, oito netos e quatro bisnetos. Morto em 28 de dezembro de 2006, de insuficiência cardíaca, só teve seu corpo enterrado em 10 de março de 2007, após divergências entre os herdeiros e representantes legais. E a briga promete ir longe ainda...

    Mas não só nos palcos e na vida pessoal James Brown se aventurou. No cinema, ganhou vários documentários e também deu o ar de sua graça em algumas produções, como Doutor Detroit e Suas Mulheres (1983), Rocky IV (1985), Os Irmãos Cara-de-Pau (2000) e O Terno de 2 Bilhões de Dólares (2002). Produções que tiveram suas músicas nas trilhas, então, foram inúmeras. Até o aclamado Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Katia Lund, teve James Brown embalando o baile funk.


    Living in AmericaRocky IV