cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Quem é Jimmy Savile, abusador sexual destaque na Netflix?

    Documentário conta a história real do britânico acusado de violentar mais de 400 pessoas
    Por Thamires Viana
    05/05/2022 - Atualizado há 20 dias

    Recém-lançado na Netflix, o documentário Segredos e Crimes de Jimmy Savile vem chocando os assinantes com a história real do DJ e apresentador de TV britânico acusado de ser um predador sexual. 

    Dividido em duas partes, o projeto produzido por David Glover e Mark Raphael é classificado para maiores de 18 anos e relata os terríveis crimes envolvendo Jimmy Savile, desmistificando a figura filantropa e excêntrica mostrada por ele durante os vários anos em que apresentou os programas Top of the Pops e Jim'll Fix It, ambos da BBC.

    Através de relatos de pessoas próximas ao britânico, a série percorre pela trajetória de sua fama na TV até chegar à morte e às acusações de abuso sexual envolvendo mais de 400 pessoas.

    Quem foi Jimmy Savile?

    Nascido no Reino Unido, Jimmy Savile se tornou um renomado DJ na década de 1940 na Grã-Bretanha, conquistando o público com sua autenticidade. 

    Nos anos 1950, trabalhando como apresentador de rádio em eventos em todo o Reino Unido, chamou a atenção da BCC e foi convidado para apresentar dois programas no canal: o musical Top of the Pops e o infantil Jim'll Fix It, que se tornaram bastante populares entre o público britânico.

    Ao longo de sua carreira, Savile também foi admirado por trabalhar diretamente com instituições de caridade, incluindo hospitais psiquiátricos e infantis para os quais arrecadou milhões de libras e dedicou horas de visitas a pacientes. O trabalho de caridade levou o britânico a receber o título de cavaleiro impulsionado primeira-ministra Margaret Thatcher, além de um encontro com o Papa João Paulo II em 1990.

    Crimes

    O apresentador Jimmy SavileReprodução

    Em 2007, os crimes de Savile quase vieram à tona quando uma mulher procurou a polícia de Surrey, condado situado no sudeste da Inglaterra, para relatar que testemunhou um incidente envolvendo o apresentador no final dos anos 70. 

    Com isso, três outras mulheres confirmaram a história, mas os promotores desistiram do caso em 2009 quando Savile foi chamado para prestar depoimento e ameaçou entrar com uma ação judicial, levando as mulheres a temer ir a julgamento.

    Foi só em 2011, quando o britânico morreu de pneumonia aos 84 anos, que os terríveis casos de abuso sexual foram revelados. Na época, diversas pessoas alegaram que Savile as havia molestado, estuprado ou abusado ao longo dos anos. As acusações indicam que Savile violou sexualmente mais de 400 pessoas entre 1955 e 2009 e que suas vítimas tinham idades entre 5 e 75 anos.

    A Série

    Disponível no catálogo da Netflix, Segredos e Crimes de Jimmy Savile está dividido em duas partes que duram, em média, 90 minutos cada. A classificação etária é de 18 anos.

    Veja também: