cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Há 45 anos, Jodie Foster vivia prostituta de 12 anos em Taxi Driver

    Com o filme, Martin Scorsese se afirmou como um dos maiores cineastas de sua geração
    Por Daniel Reininger
    22/03/2021 - Atualizado há 21 dias

    Taxi Driver afirmou Martin Scorsese como um dos maiores cineastas de sua geração. O tenso longa recebeu quatro indicações ao Oscar e foi premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes. 

    Além de Robert De Niro inspirado como protagonista, o longa traz Jodie Foster, aos 12 anos, como uma prostituta mirim em uma história sobre obsessão e paranoia. O filme faz um paralelo com os Estados Unidos ainda atordoado pela derrota na guerra do Vietnã.

    Cena de Taxi DriverReprodução

    Jodie Foster

    Hoje atriz e diretora, Foster era apenas uma pré-adolescente quando interpretou a prostituta Iris. Ao The Graham Norton Show, comentou o o trabalho recentemente: "Eu tinha 12 anos e tinha feito mais filmes do que qualquer outra pessoa da equipe. E todos ficaram desconfortáveis ​​com o meu personagem. Ninguém sabia como me dirigir", conta.

    Em vez de ficar traumatizada ou transtornada com as cenas, Foster afirma ter ficado "fascinada".

    Scorsese não sabia bem como dirigir Foster e De Niro ajudou muito nesse processo, tanto que ela conta que o ator tornou-se um mentor para ela. “Scorsese dizia algo como 'abre a braguilha' e começava a rir sem saber o que fazer, então ele passava a responsabilidade para Robert De Niro e Robert me dizia o que fazer. E ele era ainda mais 'Robert De Niro' na época, ainda mais quieto e estranho", conta a atriz.

    Ela se sente grata por ter participado do filme. “Estou muito feliz por vivdo uma experiência como essa tão jovem. Quando era criança, atuar me divertia, mas achava um trabalho tolo. Não entendia como poderia passar a vida fazendo aquilo. Foi no set de Taxi Driver, observando Scorsese e De Niro, que entendi tudo que essa profissão envolvia, toda a sua profundidade”.

    Ela queria mesmo é ter vivido o protagonista. "O meu maior arrependimento é que o Martin [Scorsese] não tenha me oferecido o papel do Travis Bickle! (Risos) Mas, naquela época, esse tipo de papel era impensável para uma mulher.”

    Continua após o anúncio
    Jodie Foster como a prostituta Iris em Taxi DriverReprodução

    Trama

    Lançado numa época sombria de Hollywood, em que violência explícita e terror psicológico era algo muito comum, Taxi Driver mostrava o retrato vivo das marcas que a guerra do Vietnã deixou em seus veteranos. Com ótimo roteiro de Paul Schrader em mãos, foi com Taxi Driver que Martin Scorsese se afirmou como um dos maiores cineastas de sua geração.

    Travis Bickle (Robert De Niro) é um ex-Fuzileiro Naval frustrado que trabalha como motorista de táxi em Nova York, Ele sofre de insônia e trabalha longas horas todas as noite, na tentativa evitar que sua personalidade paranóica e solitária se torne cada vez mais instável.

    Ele vive obcecado pela bela Betsy (Cybill Shepherd), ajudante do comitê eleitoral do senador Palantine, e pela prostituta mirim Iris, interpretada pela jovem Jodie Foster

    Cansado da decadência da cidade, decide exterminar seu inimigo, embora nem o próprio soldado saiba quem ele é.

    Robert De Niro em Taxi DriverReprodução

    Opinião

    Leia um trecho da análise do Cineclick:

    "O grande trunfo de Scorsese foi conseguir comandar com maestria cada elemento do filme, a fim de gerar uma sensação de catarse no telespectador e provocar uma reflexão: Somos tão diferentes assim de Travis? Todos nós estamos representados na figura dele. No final, Somos fruto de uma sociedade falida que valoriza o individualismo e vive para exterminar inimigos, muitas vezes, inexistentes.

    O mais irônico da história é que, apesar da violência latente que demonstra, Travis possui um grande senso de empatia. E é isso que fará com que ele se torne obstinado em tirar Iris da exploração sexual em que vive.

    Taxi Driver poderia ser mais uma história clichê sobre um homem negativo que muda sua percepção de mundo através de uma demonstração de amor ou caridade. Mas os diálogos recheados de humor sarcástico e a boa exploração do contexto político da época pelo diretor o tornaram uma das obras mais relevantes e atemporais do cinema. Um clássico que preza pela crítica social e pelo entretenimento de qualidade."

    Continua após o anúncio
    Robert De Niro em Taxi DriverReprodução

    Elenco e personagens

    Confira quem é quem no longa:

    • Robert De Niro como Travis Bickle
    • Cybill Shepherd como Betsy
    • Jodie Foster como "Easy" (Iris Steensma)
    • Peter Boyle como "Wizard"
    • Harvey Keitel como "Sport"
    • Leonard Harris como Senador Charles Palantine
    • Albert Brooks como Tom
    • Martin Scorsese como passageiro do táxi de Travis
    • Steven Prince como "Easy Andy", vendedor ilegal de armas
    Tá falando comigo?Reprodução

    Onde assistir

    Taxi Driver está disponível atualmente na Claro Video, Now, Google Play e Apple TV.

    Continua após o anúncio