cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    José Saramago aprova Ensaio Sobre A Cegueira

    Por Da Redação
    20/05/2008

    Por mais que os críticos presentes no Festival de Cannes tenham se dividido em relação a Ensaio Sobre a Cegueira, uma aprovação era crucial para o diretor brasileiro Fernando Meirelles (Cidade de Deus), responsável pela adaptação: a do escritor português José Saramago, autor do livro que serviu de base ao roteiro do longa-metragem.

    Ensaio Sobre a Cegueira foi exibido na noite de sábado (17/5) ao escritor, que se reuniu com Meirelles em Lisboa (Portugal) para uma sessão exclusiva do longa. Envolta por muita emoção de ambas as partes, esta foi a primeira exibição do filme para o autor do romance. Por meio da assessoria de imprensa da distribuidora da produção no Brasil - onde estréia em 12 de setembro -, Meirelles conta que Saramago assistiu ao filme mudo, sem reações. Mas, ao final da sessão, enquanto os créditos subiam, Pilar, a esposa de Saramago, se debruçou sobre o diretor e agradeceu emocionada.

    "Silêncio ao meu lado", narra Meirelles. "Antes de terminar os créditos principais, as luzes do cinema foram acesas, eu ousei olhar para ele (Saramago), que fitava a tela sem reação. Toquei seu braço e disse que ele não precisava falar nada naquele momento, mas ele virou-se para mim, os olhos brilhantes e com uma voz embargada me disse: 'Fernando, depois de acabar de ver esse filme, eu me sinto tão feliz como quando acabei de escrever O Ensaio Sobre a Cegueira'".

    Nada mal, já que grande parte dos críticos que assistiu ao drama em sua primeira exibição atacou principalmente o fato de Ensaio Sobre a Cegueira ser menos contundente do que a obra literária. O filme é uma adaptação do premiado livro homônimo escrito por José Saramago, que mostra uma inexplicável epidemia de cegueira branca que se alastra rapidamente. Todos os cegos são enviados para um hospital psiquiátrico abandonado, onde ficam isolados do mundo. O elenco é composto por Julianne Moore (Pecados Íntimos), Mark Ruffalo (Zodíaco), Alice Braga (Eu Sou A Lenda), Danny Glover (Manderlay), Gael García Bernal (Babel), Sandra Oh (Esperança e Preconceito), Jorge Molina, Katherine East e Scott Anderson.

    Ensaio Sobre a Cegueira foi o filme de abertura do Festival de Cannes e pode dar ao Brasil a segunda Palma de Ouro da história no próximo domingo (25/5), quando serão anunciados os vencedores da 61ª edição do tradicional evento francês.