cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    José Saramago, escritor português, morre aos 87 anos

    Por Da Redação
    18/06/2010

    Morreu nesta sexta-feira (18/6) o escritor português José Saramago, que estava em Lanzarote, na Espanha. O autor, de 87 anos, tinha a saúde debilitada e acredita-se que sua morte tenha sido causada por problemas respiratórios. Saramago passou mal depois do café da manhã e morreu em seguida, por volta das 8h.

    Saramago nasceu em Portugal, no ano de 1922. Autodidata, envolveu-se com a Literatura em 1947, mas só começou a ser sustentado por seus escritos a partir de 1976. Saramago foi autor de contos, poesias, crônicas, romances, peças de teatro e também foi crítico literário.

    O roteiro de Ensaio Sobre a Cegueira, escrito por Don McKellar e dirigido por Fernando Meirelles, foi baseado na obra homônima de Saramago. O autor foi convidado a assistir à première do filme em Cannes, mas foi proibido de viajar pela equipe médica que o tratava. Por esse motivo, Meirelles viajou até Lisboa para exibir o filme para o escritor. O livro rendeu a Saramago, em 1998, o Prêmio Nobel de Literatura – nunca antes dado a um escritor da língua portuguesa.

    A última obra publicada por Saramago foi Caim, em 2009, com uma visão diferente sobre o Velho Testamento, o que gerou forte crítica por parte da Igreja Católica.