cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Joseph Barbera morre em Los Angeles

    Por Da Redação
    19/12/2006

    Morreu, aos 95 anos, Joseph Barbera, co-fundador da empresa Hanna-Barbera. Ele morreu nesta segunda-feira (18/12), de causas naturais, em sua casa em Los Angeles, ao lado da esposa Sheila.

    Joseph Roland Barbera nasceu em 24 de março de 1911, em Nova York. Ainda na infância, dava os primeiros sinais de seu talento, ao deitar-se no chão e copiar desenhos e ilustrações de revistas. Ao se graduar na Erasmus High School ficou desempregado em meio a Grande Depressão (1929). Aos 16 anos, trabalhou em um banco, enquanto desenhava cartoons para várias revistas, vendendo alguns a US$ 25.

    Finalmente quando conseguiu um emprego no Van Beuren Studio, uma extensão do Studio Paul Terry, Barbera aprendeu a ser um animador com Tom Goodson e conheceu seu parceiro William Hanna, falecido em 2001, com quem criou personagens inesquecíveis da animação como Os Flintstones, Zé Colméia, Os Jetsons, Scooby-Doo, entre outros.

    Em 2005, Barbera dirigiu um novo episódio do clássico desenho Tom e Jerry, em comemoração aos 65 anos da criação dos personagens.