Karatê Kid: Entenda porque o filme é um marco na cultura pop

Karatê Kid - A Hora Da Verdade foi lançado em 1984, mas é lembrado até hoje

15/09/2020 12h18

Por Alexandre Dias

Os filmes dos anos 80 são o maior sinônimo de nostalgia no mundo dos cinema. A época foi marcada por produções únicas e que ficaram no imaginário dos amantes de cultura pop. Dentre os grandes exemplos de clássicos do período, está Karatê Kid - A Hora Da Verdade

O longa de 1984 não foi apenas um sucesso financeiro - rendeu mais de US$ 91 milhões ao redor do mundo -, mas também um marco artístico, pois trouxe uma avalanche de referências de personagens e cenas, que juntaram o melhor dos anos 80 e das artes marciais. 

Saiba mais sobre o porquê Karatê Kid - A Hora Da Verdade é um clássico atemporal: 

Adolescentes nos anos 80 

O longa do diretor John G. Avildsen está no panteão de filmes juvenis/adolescentes marcantes dos anos 80, junto com Clube Dos Cinco e De Volta Para O Futuro, por exemplo. Foi a década definitiva para os jovens nas telas, que atualmente são influências para diversos projetos, como It: A Coisa e até Para Todos Os Garotos Que Já Amei

Na trama, Daniel Larusso (Ralph Macchio) e sua mãe (Randee Heller) se mudam de Nova Jersey para o sul da Califórnia. Daniel tem dificuldades de se ambientar em sua nova morada, até conhecer Ali Mills (Elisabeth Shue), uma garota com quem desenvolve uma relação amorosa. Porém, a situação de Daniel se complica quando o ex-namorado de Ali, Johnny Lawrence (William Zabka), e seus amigos começam a atormentá-lo. Quando é cercado pelo grupo, ele é salvo pelo mestre do karatê Miyagi (Pat Morita). Disposto a ajudar Daniel, Miyagi resolve passar os ensinamentos da arte marcial para o jovem.

A dinâmica entre Daniel, Ali e Johnny é a do triângulo amoroso clássico entre o bad boy e o "príncipe e a princesa" - ainda que Daniel não seja tão inocente e retraído. Os problemas e questões deles são temas que ultrapassam épocas, pois todos os espectadores já foram jovens em determinado momento de suas vidas. 

Além disso, o fato de Daniel se mudar no início da trama atribui a dinâmica do forasteiro para a história, clássica em faroestes e sempre precisa; nós descobrimos o seu novo núcleo de pessoas junto com ele, o que acaba por gerar mais empatia entre o público e o protagonista. 

Karatê Kid também não seria um clássico sem o elenco carismático. As interações entre os personagens são ótimas, com destaque para Larusso e Lawrence e Larusso e Miyagi. O primeiro caso se tornou um dos duelos mais tradicionais da Sétima Arte, tanto que a série da Netflix Cobra Kai voltou a explorá-lo ao trazer os dois nas versões adultas. Já Daniel - nesse caso, lembrado como Daniel San - e o mestre ancião promovem o popular "aluno e professor", relação sempre cativante por mostrar os ensinamentos das lutas, mas sem abandonar o laço afetivo. 

Artes marciais

Não é por coincidência que Avildsen também dirigiu Rocky - Um Lutador. Karatê Kid - A Hora Da Verdade tem a mesma estrutura de superação do cidadão comum em uma história focada no esporte. 

Contudo, A Hora da Verdade tem o aditivo de ser mais voltado propriamente para as artes marciais do que Rocky. Os anos 80 e o começo dos 90 são os períodos áureos das lutas. Em 1989, por exemplo, Jean-Claude Van Damme explodiu com O Grande Dragão Branco; sem mencionar outras mídias, como os games, que em 1987 trouxeram o primeiro Street Fighter. 

Karatê Kid foi um dos expoentes do cinema de artes marciais por trazer tudo de mais legal do tema. Há um treinamento incomum mas efetivo, um torneio e golpes únicos - a posição da garça que Daniel Larusso utiliza no clímax da trama entrou para a história do cinema. 

Continuações

As sequências de Karatê Kid - A Hora Da Verdade não fizeram o mesmo sucesso do filme original, mas merecem destaque por comprovar a importância da franquia para o público. Mais três continuações foram realizadas, além do remake de 2010, com Jackie Chan e Jaden Smith, e a recente Cobra Kai. 

É um clássico eterno, não é mesmo?

 

Nesta matéria você leu sobre: Karatê Kid - A Hora Da Verdade, Clube Dos Cinco, De Volta Para O Futuro, It: A CoisaPara Todos Os Garotos Que Já Amei, Rocky - Um Lutador, Jean-Claude Van Damme, O Grande Dragão Branco.

Veja também: 

Karatê Kid: Veja como estão os atores do clássico hoje

TOP 6 - Filmes adolescentes dos anos 80

Top 6: Filmes do Jackie Chan


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus