cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Keanu Reeves diz que 'Matrix Resurrections' é tão inspirador quanto o original

    Em bate-papo exclusivo, intérprete de Neo falou sobre seu retorno à Matrix
    Por Daniel Reininger
    22/12/2021 - Atualizado há 6 meses

    Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss estão de volta como Neo e Trinity em Matrix Resurrections, para a alegria dos fãs. O novo filme já está nos cinemas, mas muita gente se pergunta como foi esse retorno após 20 anos.

    Conversamos com o crush da internet Keanu Reeves para saber mais sobre o filme, seus bastidores e como o astro de John Wick viu esse retorno a um personagem que viveu 20 anos atrás.

    Confira nossa entrevista exclusiva:

    Retorno inesperado

    Keanu Reeves comentou como se sentiu quando recebeu o convite para voltar ao papel de Neo em Matrix Resurrections. “Sim, foi um momento muito emocionante”. Foram 20 anos de lembranças retornando e "isso foi o mais excitante".

    Voltar ao papel de Sr. Anderson, nome de Neo na Matrix, foi mais fácil do que o ator esperava. "Foi ótimo. Tudo se encaixou e foi bastante confortável. O personagem tem um senso de questionamento e também tem experiência e conhecimento. Então, com isso, há momentos no filme em que ele se pergunta: 'Valeu a pena?' ou 'O que realmente aconteceu?' ou 'O que tudo isso significa?'. São as memórias, a ficção, fatos, verdades, sistemas, controle, perspectivas pessoais que forma um caleidoscópio que o personagem atravessa", conta.

    É uma história que analisa se tudo valeu a pena. "O filme tem suas referências, seus easter eggs, seu passado e personagens inspirados pelo passado ou que fizeram certas escolhas e agora são confrontados com perguntas: 'O que fizemos?' 'O que estamos fazendo?'. 'O que esperamos fazer?' Não apenas para humanos, mas para as inteligências artificiais, outros tipos de seres sencientes. Esta tapeçaria, este caleidoscópio, foi muito profundo. É um prazer fazer parte disso", revela.

    Novo Neo

    O ator comentou o que achou dessa nova visão sobre a franquia. "Achei o roteiro lindo. Achei que era uma linda história de amor e um remédio muito atual e importante para os dias atuais. Como eu sinto que Matrix, Reloaded e Revolutions fizeram algumas advertências e tinham mensagens inspiradoras, eu senti que Resurrections estava falando com o mundo de hoje e espero que seja tão inspirador quanto", explica Reeves.

    Sobre as mudanças dos personagens principais, Reeves só tem elogios e acha fascinante revisitar o passado a fim de contar uma nova história. "Achei muito interessante, em termos de estrutura cinematográfica e de narrativa, como Lana estava lidando com o passado e o presente, não só com os personagens do filme, mas acho que para o público que assiste. Acho que o uso de flashbacks é muito enriquecedor, assim como algumas de suas escolhas editoriais e a forma como ela inclui o público e nos permite estar conectados com a jornada atual dos personagens enquanto o filme se desenrola", comenta.

    Nova direção

    Keanu comenta como a diretora de Matrix Resurrections mudou depois de 20 anos. "A cineasta com quem trabalhei no final dos anos 90 e início dos anos 2000 e com quem trabalhei em Ressurrections é familiar, mas também passou por uma evolução revolucionária de uma cineasta que meio que assistia nos monitores e estava interessada em luz artificial agora está fascinada e reconhece o poder do sol”, conta.

    A diretora evoluiu toda a sua maneira de lidar com o set. "A cineasta que assistia as coisas de forma bastante objetiva nos monitores agora está ao lado do operador de câmera e o guia pelas tomadas. Alguém que está interessado em ensaiar agora não está ensaiando, dizendo coisas como: 'Você aprende fazendo', mas você faz isso diante das câmeras. É uma forma diferente de trabalhar e é uma mudança fundamental que a torna muito empolgante. Não que a outra maneira não seja empolgante, mas é diferente", comenta Keanu.

    O ator ainda comentou como foi trabalhar ao lado de Jessica Henwick, Yahya Abdul-Mateen II, Neil Patrick Harris, Jonathan Groff. “Foi muito legal trabalhar com artistas que tinham tanto carinho e entusiasmo pelo projeto e vivenciar todo o seu extraordinário e talentoso compromisso. É um verdadeiro prazer.”, analisa.

    Imagem do pôster de Matrix 4Reprodução

    História de amor

    O ator, claro, comentou o retorno de Carrie-Anne Moss como Trinity. "É tão especial e um prazer trabalhar com Carrie-Anne e realmente reviver essa parceria, ser esse tipo de elemento único, mas a dualidade dos personagens sendo algo único, unidos em seu amor. É um prazer interpretar essa conexão que Thomas Anderson e Trinity têm. E ela é uma artista excepcional, uma alma justa. Foi um verdadeiro prazer trabalhar com ela novamente", comenta.

    E juntos, fizeram uma cena apavorante. "O treinamento foi provavelmente muito semelhante ao que eu tive para os filmes anteriores. Acho que a coisa mais importante foi apenas Carrie-Anne e eu pulando de um prédio. Isso foi um pouco diferente, mas trabalhamos com Scott Rogers, que projetou toda a fiação e projetou a arquitetura daquele evento, uma pessoa com quem já trabalhei e tenho total confiança. Carrie-Anne passou a confiar totalmente nele também. Achei muito legal Lana querer que esses personagens pulassem de um prédio e não em um ambiente gerado por computador. Ela nos deu a oportunidade de fazer algo e ter uma experiência que nunca tivemos em nossas vidas", conta.

    Neo e Trinity em Matrix ResurrectionsReprodução

    O que esperar

    O ator ainda comentou o que espera que os espectadores tirem dessa obra. "Espero que sejam inspirados. Espero que eles achem isso interessante e inspirador e que se divirtam, riam e chorem, e tenham um bom sustento, um bom alimento para o pensamento e tenham um maravilhoso aprendizado com a experiência de assistir ao filme", explica Reeves.

    O filme funciona exatamente ao focar na intensa história de amor de Neo e Trinity e por expandir a mitologia desse universo. É ótimo ver como o mundo evoluiu, as consequências do filme da guerra, como antes heróis se adaptaram ao novo status quo. Além disso, Trinity tem a oportunidade de brilhar bem no final, corrigindo a injustiça da primeira trilogia.

    Matrix Resurrections

    Matrix Resurrections tem direção e roteiro assinados por Lana Wachowski e ainda traz no elenco nomes como Neil Patrick Harris, Christina Ricci, Jessica Henwick e Jada Pinkett Smith.

    A sinopse oficial diz: “Em um mundo de duas realidades - a vida cotidiana e o que se esconde atrás dela - Thomas Anderson precisará escolher novamente seguir o Coelho Branco. Escolha, uma mera ilusão, é o único caminho para entrar ou sair da Matrix, que está mais forte, segura e perigosa do que nunca”.

    Com distribuição da Warner Bros., o longa já está nos cinemas.

    Veja mais