cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'King Richard' finalmente dará o Oscar à Will Smith?

    Um dos últimos astros que surgiu dos anos 90 ainda não ter a estatueta, ao que indica, a fez de Will chegou!
    Por Flávio Pinto
    26/11/2021 - Atualizado há cerca de 2 meses

    Will Smith é uma ameaça múltipla: ele atua, produz, canta, já nos fez rir e chorar. 

    Mesmo sendo um ator com muitos filmes importantes do currículo e uma carreira que se expande desde os anos 90, Smith, curiosamente, ainda não tem recebeu a honraria máxima da indústria: um Oscar

    Podemos facilmente afirmar que ele é um dos últimos astros vivos ainda sem o careca dourado. Mas para a sua sorte, isso está prestes a mudar.  

    Este ano, com King Richard - Criando Campeãs, tudo indica que Will Smith vai se juntar à Sidney Poitier, Denzel Washington, Jamie Foxx e Forest Whitaker na seleção de homens negros vencedores do troféu de melhor ator na premiação.

    Continue a leitura e entenda por que finalmente chegou a vez do Maluco do Pedaço se tornar um astro oscarizado. 

    Sobre o que é o filme 'King Richard'?

    Este ano, Will Smith retorna ao universo dos filmes biográficos com King Richard - Criando Campeãs, drama que conta a história de Richard Williams, treinador de tênis de suas filhas, Venus e Serena Williams, campeãs olimpíadas e ícones do esporte. E, até o momento, nada tirará essa vitória de suas mãos. 

    Prestes a estrear nas salas de cinemas brasileiras, e, posteriormente, na HBO Max, a produção segue a família Williams nos momentos iniciais da carreira da dupla estelar de tênis, enquanto o patriarca, Richard, coloca em execução seu plano — aproximadamente de 84 páginas — para guiar suas filhas ao sucesso. 

    O filme está recebendo críticas extremamente positivas e levando muitos americanos para o cinema, e parte de seu sucesso é creditado a Will Smith.

    Pôster de 'King Richard': filme vai levar Smith ao OscarDivulgação (Warner)

    Segundo a crítica especializada, todo o elenco de King Richard - Criando Campeãs, em especial Smith e Aunjanue Ellis (que interpreta a mãe das meninas), retrata com perfeição seus correspondentes da vida real. Quanto à Smith, para além dos elogios básicos, ele vem recebendo as melhores críticas de sua carreira. E para aumentar sua chance de vitória no Oscar é saber que os votantes da Academia se impressionam bastante por retratações de pessoas de verdade. Desde 2010, dos 11 vencedores de melhor ator, 7 estiveram em filmes biográficos. 

    Smith, aliás, não é nenhum estranho de acordo com os votantes do prêmio. Ao todo, ele já recebeu duas indicações ao prêmio de melhor ator. E curiosamente, ambas as ocasiões, por filmes nos quais interpretava uma pessoa da vida real: o lutador Muhammad Ali em Ali e o palestrante motivacional Chris Gardner em À Procura da Felicidade

    Corrida deste ano está insana

    Como já dito anteriormente em algumas publicações do Cineclick, a corrida de melhor ator do Oscar 2022 está insana. Smith — provavelmente — irá enfrentar rostos já oscarizados, ou pelo menos indicados: os favoritos para competir ao lado de Smith são Andrew Garfield (Tick, Tick ... Boom!), Benedict Cumberbatch (Ataque dos Cães), Joaquin Phoenix (C’mon, C’mon) e Denzel Washington (A Tragédia de Macbeth).

    Com uma seleção de peso, qualquer novato ou estrela menor poderia facilmente se assustar. Sendo que, ainda assim, Smith é o favoritaço. Para além do desempenho nas telonas, o astro está fazendo um excelente trabalho de boca a boca para fazer com que todos assistam ao filme. Ele vem falando sobre seus dramas e problemas pessoais — ganhando uma dose de empatia de Hollywood, publicou uma biografia, tem posado para capas de revistas e jornais como um ótimo marido, pai e figura pública.

    Durante décadas, Smith tem sido uma estrela nas bilheterias com sua habilidade de interpretar filmes dos mais diferentes gêneros, e visto que os votantes do Oscar parecem se conectar mais com seus papéis mais transformadores, pessoais e  pesados (vide Ali e À Procura de Felicidade)

    Parece que todas as estrelas estão alinhadas. Simplesmente, o seu momento chegou. Não há como negar: em 2022, o Maluco no Pedaço terá um Oscar para chamar de seu. 

    Trailer de 'King Richard - Criando Campeãs'

    King Richard - Criando Campeãs estreia dia 2 de dezembro nos cinemas e, posteriormente, na HBO Max em data ainda não anunciada.

    Leia também