Leve e divertido, Convenção das Bruxas usa fantasia e agrada toda familia

Filme traz representatividade ao colocar no centro da trama uma família negra

18/11/2020 13h00 (Atualizado em 19/11/2020 11h38)

Por Daniel Reininger

Remakes de filmes clássicos apresentam histórias emblemáticas para novos públicos. Convenção Das Bruxas, estrelado por Anne Hathaway (O Diabo Veste Prada) como a Grande Bruxa, chega 30 anos depois para recontar a trama sombria estrelada por Anjélica Huston que marcou uma geração de crianças e adultos. Saiba o que achamos do filme que chega nesta quinta (19):

Opinião

"O longa é capaz de divertir em muitos momentos e o design de produção luxuoso e os trajes fantásticos realmente chamam atenção. A mudança para o Alabama dos anos 60 é uma boa escolha e logo no início, quando chegamos ao resort e o garoto pergunta à avó se eles ficarão a salvo das bruxas, a avó responde que as bruxas têm interesse em levar crianças das pessoas não sentirão falta ou procurarão se desaparecerem. Podia ter sido muito interessante se o longa aborda ainda mais a questão do racismo e questões sociais, mas, como é uma obra pra crianças, o tema fica só na superfície mesmo.

Pais interessados em apresentar uma versão menos traumática e mais leve do clássico de Roald Dahl para as crianças vão adorar essa versão cheia de comédia, especialmente pela presença da sempre cativante Anne Hathaway, claramente ciente do filme em que está e não se levando a sério.

Convenção das Bruxas é um filme perfeito para cumprir o papel de narrativa para a família que se interessa por temas de terror, mas não quer, realmente, assustar as crianças. Não se compara ao filme original, mas pelo menos é leve, colorido e perfeito para os pequenos interessados em obras de fantasia."

Confira a crítica completa

Inspiração

Convenção Das Bruxas é inspirado no livro de Roald Dahl, escritor britânico e mente brilhante por trás de histórias que inspiraram Matilda, A Fantástica Fábrica De Chocolate e James E O Pêssego Gigante, adaptados para o cinema e se tornaram sucessos de público e crítica.

Dahl foi um dos grandes nomes da literatura infantil e em suas histórias a aventura e a fantasia são temas comuns, levando crianças do mundo todo a se encantarem com personagens memoráveis e temas que escondem um certo tom sombrio. 

Modernidade

O filme traz representatividade ao colocar no centro da trama uma família negra, com boas atuações do ator mirim Jahzir Bruno e de Octavia Spencer, que vivem neto e avó na missão de destruir os planos da Grande Bruxa. Mesmo que esse não seja o grande foco do filme, é uma forma que vem sendo usada pelos grandes estúdios em clássicos remakes. 

É o caso de A Pequena Sereia, que trará a princesa Ariel vivida por Halle Bailey, e Sininho, que será uma personagem negra interpretada por Yara Shahidi em um novo filme.

Vencedores do Oscar

Convenção Das Bruxas traz dentro e fora das telas nomes fortíssimos em Hollywood, quase todos ganhadores do Oscar. Na direção está Robert Zemeckis, diretor da clássica franquia De Volta Para O Futuro, e vencedor do Oscar por Forrest Gump - O Contador De Histórias

Já a produção do filme é assinada por Alfonso Cuarón e Guillermo Del Toro, dois dos maiores cineastas da atualidade. Enquanto Cuarón venceu quatro Oscars por Roma e Gravidade, Del Toro levou a melhor em Melhor Direção e Melhor Filme para A Forma Da Água

No elenco, a estrela Anne Hathaway venceu a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pelo drama Os Miseráveis, e Octavia Spencer, que co-estrela o longa, garantiu o prêmio na mesma categoria por Histórias Cruzadas

Trama

Sem grandes alterações na essência do enredo, a história vai acompanhar um garotinho que se depara com um clã secreto de bruxas e, com a ajuda de sua avó amorosa, embarca em uma grande aventura para impedir os planos malignos dessas criaturas de transformar as crianças do mundo em ratos.

Convenção Das Bruxas ainda traz no elenco nomes como Stanley Tucci, Kristin Chenoweth e Chris Rock.

Confira o trailer oficial:

Veja também:

Os remakes de terror que mais queremos ver nos cinemas

Os anos 80 estão de volta! Confira remakes, reboots e homenagens

Ranking: Dez filmes dirigidos por Guillermo Del Toro

Opinião: Trazer uma Ariel negra é acerto imenso da Disney


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus