cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Livro adaptado para Bicho de Sete Cabeças é cassado

    Por Da Redação
    10/05/2002

    O livro Canto dos Malditos, de Austregésilo Carrano, que foi adaptado para o cinema e se transformou no filme Bicho de Sete Cabeças, foi cassado e será recolhido das livrarias.

    A decisão do Tribunal de justiça do Paraná é resultado de um processo movido contra Carrano pela família do falecido diretor do Hospital Psiquiátrico Bom Retiro, Alô Ticolaut Guimarães. A promotoria se baseou especificamente na reprodução dos diálogos entre os pacientes do hospital em que o médico é xingado várias vezes.

    Carrano escreveu o livro doze anos depois de passar pelo manicômio, em 1986. Ele conseguiu apoio da Universidade do Paraná para a publicação e seu livro é recomendado pelas Universidade Estaduais de São Paulo e Brasília na formação de psiquiatria.

    No dia 18 de maio, Dia Nacional da Luta Anti-Manicomial, Carrano começará a fazer palestras pelo país sobre sua história trágica dentro do manicômio e vai tentar liberar seu livro na Justiça.

    No filme dirigido por Laís Bodanzky, Rodrigo Santoro faz o papel principal de um garoto que, depois que os pais descobrem que ele fuma maconha, é mandado para um manicômio onde sofre torturas físicas e psicológicas.