cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    'Lupin vs Sherlock' gerou batalha judicial entre escritores

    Série da Netflix tenta reproduzir essa dinâmica com Assane e o detetive Guedira
    Por Daniel Reininger
    21/06/2021 - Atualizado há cerca de 1 mês

    Lupin, série da Netflix estrelada por Omar Sy, se tornou um dos maiores sucessos da plataforma. Impossível de ser capturado, Lupin escapa dos mais brilhantes detetives do mundo, mas será que vencerá o maior de todos?

    Não, não estou falando de Batman e sim de Sherlock Holmes. O embate dos dois seria algo épico. Não é a toa que a série faz referência ao maior detetive do mundo, criado por Arthur Conan Doyle.

    E se eu te falar que essa disputa já aconteceu na literatura e deu muita dor de cabeça para os dois autores?

    Arsène Lupin Vs Sherlock Holmes

    Nunca foi segredo que o autor francês Maurice Leblanc usou Sherlock Holmes como uma das suas inspirações para criar seu famoso ladrão.

    Só que Arsène Lupin e Sherlock Holmes estão em lados opostos, afinal um comete crimes e o outro os investiga. Seja como for, os dois são extremamente inteligentes e é isso que faz a dinâmica dos dois ser tão irresistível.

    Tanto que o próprio Maurice Leblanc, criador de Lupin, colocou os dois gênios frente à frente em uma batalha de inteligência entre o mais ágil ladrão francês e o mais astuto detetive britânico.

    Isso aconteceu em em 1906, quando os personagens se encontraram pela primeira vez, o que deixou o escritor Arthur Conan Doyle extremamente irritado.

    Em Sherlock Holmes Chega Tarde Demais, uma das primeiras histórias do ladrão de casaca, o jovem Lupin quem leva a melhor e humilha seu adversário ao roubar seu relógio e devolvê-lo com um cartão de visitas.  

    O escritor britânico levou o caso à justiça e saiu vencedor, obrigando Leblanc a mudar o nome do personagem.

    Só que autor francês não se intimidou e o detetive foi rebatizado como Herlock Sholmes, isso mesmo que você leu, e o detetive voltou a dar as caras em outros três livros do ladrão: Arsène Lupin contra Herlock Sholmes, A Agulha Oca e 813. O autor francês era realmente abusado, mas sempre se declarou fã de Doyle, tanto que quando o britânico morreu, Leblanc escreveu uma homenagem ao seu rival.

    Na série da Netflix, essa dinâmica entre Sherlock e Lupin tenta ser reproduzida com Assane (Omar Sy) e o detetive Guedira, mas não é exataemnte a mesma coisa, certo?

    Qual Sherlock?

    Pensamos muito aqui no Cineclick sobre qual Sherlock da TV ou do cinema seria mais legal ver contra o Lupin da série da Netflix.

    Após muita deliberação, chegamos à conclusão de que a versão de Robert Downey Jr., dos filmes de Sherlock Holmes, de 2009, e O Jogo das Sombras, de 2011, seria perfeito para uma incrível batalha de cérebros e charme.

    O motivo principal é o carisma de ambos os atores nesses personagens e, obviamente, a dinâmica dos dois seria muito beneficiada por isso nas telas.

    Lupin

    A atração da Netflix acompanha Assane Diop (Omar Sy), um ladrão profissional filho de um imigrante senegalês acusado do roubo de um colar de diamantes pelo rico e poderoso Hubert Pellegrini.

    Na cadeia, o patriarca se enforca em sua cela deixando o adolescente órfão. Agora, mais de 20 anos depois, Assane arma um plano de vingança contra a família Pellegrini e, para isso, usa seu carisma e ensinamentos do ladrão Arsène Lupin para expor os crimes de Hubert.

    As duas primeiras partes de Lupin já estão na Netflix. Veja o trailer da segunda temporada:

    Veja mais