cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Mãe de Jack Black ajudou a resgatar astronautas da Apollo 13, entenda

    Judith Love Cohen era engenheira
    Por Redação
    27/02/2022 - Atualizado há 3 meses

    Jack Black tem mais de 160 créditos de atuação, mas o currículo de sua mãe pode ser ainda mais impressionante. Judith Love Cohen dançou com a New York Metropolitan Opera Ballet, escreveu livros infantis, trabalhou como engenheira no programa espacial e salvou os astronautas da Apollo 13 na vida real!

    Fato

    Isso mesmo! Love Cohen trabalhou na equipe que projetou um sistema que ajudou a salvar a tripulação da missão Apollo 13, situação que, mais tarde, se tornou tema de um filme vencedor do Oscar: Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo, com Tom Hanks.

    Ela criou o chamado Abort-Guidance System que resgatou os astronautas acidentados no espaço.

    Dia do nascimento de Black

    O filho de Love Cohen, Neil Siegel, escreveu sobre a vida de sua mãe em uma lembrança após sua morte em 2016, dando origem a um post do Facebook que viralizou.

    Em meio à crise da Apollo 13, Love Cohen saiu do trabalho para ir ao hospital dar à luz. Ela levou consigo um problema em que estava trabalhando, mais tarde naquele dia, ela ligou para passar a solução do problema e para avisar do nascimento de Jack Black. Assim, salvou a Apollo 13!

    Embora pareça improvável,  essa história é verdadeira. 

    Love Cohen

    Love Cohen era engenheira elétrica com bacharelado e mestrado pela Universidade do Sul da Califórnia, de acordo com seu obituário de 2016 no The Los Angeles Times

    Ela trabalhou para a empresa TRW em projetos aeroespaciais envolvida em vários sistemas de programas espaciais durante sua carreira, mas Siegel escreveu em sua lembrança que ela “considerava seu trabalho no programa Apollo como o destaque de sua carreira”.

    “Quando o desastre atingiu a missão Apollo 13, foi o Abort-Guidance System que trouxe os astronautas para casa em segurança”, escreveu Siegel. "Judy estava lá quando os astronautas da Apollo 13 agradeceram às instalações da TRW em Redondo Beach."

    Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo

    Apollo 13 - Do Desastre ao Triunfo é um filme de 1995 que retrata um dos momentos mais tensos da exploração Espacial. Em 1970, a NASA envia à Lua um novo grupo de astronautas, na missão Apollo 13. Porém, já no espaço, um tanque de oxigênio explode. 

    Com o acidente, os astronautas Jim Lovell (Tom Hanks), Jack Swigert (Kevin Bacon) e Fred Haise (Bill Paxton) não conseguem seguir para Lua. Pior que isso: eles correm o risco de ficar sem oxigênio e energia suficientes para voltar à Terra. Agora, a equipe a bordo e a equipe em Terra correm contra o tempo para consertar a nave.

    O longa está no Star+.

    Veja mais