cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Como vilão de 'Homem de Ferro' virou estrela em 'Shang-Chi'

    Entenda como o vilão voltou bem diferente no novo filme da Marvel
    Por Daniel Reininger
    03/09/2021 - Atualizado há 14 dias

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis está chegando e você já deve ter ouvido falar que o vilão é o verdadeiro Mandarim, antagonista que foi apresentado de forma falsa em Homem de Ferro 3.

    Mas como pode esse vilão voltar com outro ator, Tony Leung Chiu-wai, e com uma história totalmente diferente? Bem, a gente explica:

    Relação Shang-Chi e o pai

    Shang-Chi (Simu Liu) é um jovem chinês treinado em artes marciais criado em reclusão sem contato com o mundo exterior. Quando consegue sua liberdade, fical longe de seu pai, o Mandarim (Tony Leung Chiu-wai), à todo custo. Agora, com ele sua irmã em perigo, o jovem se vê na obrigação de lutar contra ele.

    Mandarim de Homem de Ferro 3

    Caso você não lembre, Mandarim apareceu em Homem de Ferro 3, mas era apenas uma trapaça usada por Aldrich Killian (Guy Pearce) para enganar o mundo. O vilão usou o desesperado ator Trevor Slattery (Ben Kingsley) para se passar pelo vilão e aterrorizar os EUA.  

    Já a rede terrorista Dez Anéis foi a responsável pela captura de Tony Stark em Homem de Ferro, de 2008.

    Em uma entrevista recente para o Rotten Tomatoes, Kevin Feige comentou sobre a conexão de Shang-Chi e e Lenda dos Dez Anéis com as produções anteriores do Universo Cinematográfico Marvel. 

    “Isso é o que é divertido sobre o MCU neste ponto. Podemos fazer algo como Shang-Chi, apresentar um novo herói ao MCU e ao mundo em geral. Mas esse subtítulo, A Lenda dos Dez Anéis, na verdade o conecta de volta ao início do MCU, os Dez Anéis foi a organização que sequestrou Tony Stark no início do Homem de Ferro. E essa organização foi inspirada por um personagem chamado Mandarim dos quadrinhos”, explicou Feige.

    O motivo para a enganação do terceiro filme de Stark foi explicada por Feige: “E voltando ao Homem de Ferro, temos falado sobre isso quando trazemos esse personagem para a tela, [nós] só queríamos fazer isso quando sentíamos que poderíamos fazer justiça suprema e realmente mostrar a complexidade desso personagem, o que francamente não poderíamos fazer em um filme do Homem de Ferro porque um filme do Homem de Ferro é sobre o Homem de Ferro; um filme do Homem de Ferro é sobre Tony Stark", esclareceu sobre o assunto.

    Vale lembrar que essa ideia não agradou nem aos fãs, nem aos críticos e Shang-Chi traz a chance de redimir o personagem.

    Ben Kingsley vive o falso Mandarim em Homem de Ferro 3Reprodução

    Novo Mandarim

    Em Shang-Chi, Xu Wenwu é interpretado por Tony Leung. Na trama, ele também é conhecido como Mandarim e é o lendário e quase mítico líder da organização criminosa Os Dez Anéis. Ele também é o pai de Shang-Chi e Xialing.

    Kevin Feige comentou sobre o verdadeiro mandarim do Universo Cinematográfico Marvel e elogiiu o ator que o interpreta. “Tony Leung no papel do pai de Shang-Chi e líder dos Dez Anéis é um sonho que se torna realidade, porque ele é um dos melhores atores do nosso tempo e estamos muito animados por tê-lo para apresentá-lo, eu espero, para uma base de fãs totalmente nova que pode não estar ciente do trabalho espetacular que ele fez”, concluiu.

    O produtor de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Jonathan Schwartz comentou em entrevista ao ComicBook sobre verdadeira origem do Mandarim. 

    “Parte daquilo que nos empolgou ao longo do desenvolvimento é que, sim, trata-se de um novo personagem e sua história de origem. Mas, há muitas maneiras orgânicas de fazer parecer que esse filme sempre esteve no tecido do Universo Cinematográfico Marvel. Então, meio que voltar essa linha do tempo e entender o que estava acontecendo com Wenwu e os Dez Anéis ao longo do caminho foi um exercício muito divertido”, revelou.

    O passado do mandarim está envolto em mistério, mas seus seguidores o descreveram como um antigo rei guerreiro que inspirou gerações de homens desde a Idade Média. Seu nome era um antigo manto de guerra chinês, que significa "conselheiro do rei".  

    Como o líder dos Dez Anéis, o Mandarim se tornou um mito para seus seguidores principalmente por causa de seus lendários artefatos Dez Anéis.

    Mandarim no MCU

    Apenas seus homens mais confiáveis ​​sabiam que ele realmente existia. Em 2009, a organização comprou armas ilegais das Indústrias Stark de Obadiah Stane, que havia feito um acordo com eles para emboscar o comboio militar, a fim de se livrar de Tony Stark, que estava em viagens de negócios para o Afeganistão.  

    Assim, os Dez Anéis sequestraram Stark, a quem eles prenderam em sua base e tentaram forçá-los a fazer deles novas armas avançadas. No entanto, Stark construiu uma armadura poderosa e escapou.

    Eventualmente, os Dez Anéis ficaram dormentes e Mandarim ficou fora de ação, mas ele logo percebeu que outros terroristas agiam contra os Estados Unidos da América usando seu nome "Mandarim".

    O impostor continuou a declarar que esses ataques eram uma lição para o povo da América e eram em nome dos Dez Anéis. Obviamente, esses eventos enfureceram o verdadeiro Mandarim, que planejava recuperar seu nome.

    Sem que ele soubesse, a mente por trás dos ataques era Aldrich Killian, que construiu sua ideia a partir de lendas que ouvira, sem saber que o mandarim era bem real. No entanto, depois que Tony Stark conseguiu descobrir a verdade por trás dos ataques e Killian foi morto, o homem que personificou o Mandarim foi revelado como Trevor Slattery, um ator britânico que foi contratado por Killian.  

    O verdadeiro mandarim nunca estava disposto a permitir que Slattery escapasse tão facilmente, mas falar mais do que isso é spoiler.

    Sua motivação para suas ações extremas no filme é seu amor pela família e, quando o filme começa, ele vem de uma rendenção bastante interessante de se ver, embora ele tome atitudes extremas e com consequências terríveis.

    Na HQs

    O Mandarim é um vilão e arqui-inimigo do Homem de Ferro, criado por Stan Lee e desenhado por Don Heck. Ele apareceu pela primeira vez em Tales of Suspense #50 (fevereiro de 1964).

    Filho de uma nobre inglesa e de um chinês, descendente de Gengis Khan, o Mandarim vivia como um aristocrata, até perder suas posses, inclusive castelos, por conta da Revolução Cultural na China.

    O Mandarim se considerava um mestre em artes marciais e suas principais armas eram 10 anéis de origem alienígena, que usava um em cada dedo das mãos. Cada um desses anéis tinha um poder diferente.

    Arte de Mandarim dos quadrinhosReprodução

    Poderes dos anéis

    A lenda dos Dez Anéis, que deram o nome ao grupo comandado por Mandarim, vem de artefatos criador por uma raça alienígena chamada de Makluans, que foram descobertos por Wenwu - pai de Shang-Chi - nos destroços de uma espaçonave. Em cada anel foi preso um guerreiro cósmico diferente e cada um confere com poderes únicos a quem os usa.

    • Segundo as HQs de Shang-Chi, que inspiraram o roteiro do filme, são eles os anéis:
       
    • Explosão de Gelo: este anel tem a capacidade de atordoar um adversário através do frio, podendo diminuir sua temperatura até bem próximo do zero.
       
    • Mento-Intensificador: aumenta os poderes mentais. Assim, ele permite que quem o usa controle mentes e crie ilusões.
       
    • Explosão Elétrica: cria fortes correntes de energia.
       
    • Explosão de Chamas: emite um raio de calor de radiação infravermelha que geralmente resulta em chamas.
       
    • Luz Branca: é capaz de alterar a gravidade e emitir energia eletromagnética de várias formas.
       
    • Luz Negra: pode absorver toda a luz, criando áreas de completa escuridão
       
    • Feixe de Desintegração: tem o poder de destruir ligações entre átomos e moléculas. Uma vez que esta não é uma habilidade qualquer, há um tempo de recarga de 20 minutos antes de ser possível utilizá-la novamente.
       
    • Feixe de Vortex: permite a quem o usa manipular o ar de diversos modos.
       
    • Feixe de Impacto: conta com uma variedade de aplicações possíveis, podendo derrubar inimigos, desviar projéteis, criar vibrações sônicas e mais, tudo através de uma forte emissão de energia.
       
    • Reorganização da Matéria: dá ao usuário a capacidade de manipular matéria. Desse modo, é possível alterar o estado físico das coisas, transformando algo de sólido para líquido ou líquido para gasoso, por exemplo.

    Estreia

    O longa mostra um jovem que vai confrontar o passado que ele acreditava ter deixado para trás, quando é atraído para a rede de mistérios da organização Dez Anéis.  

    Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis já está nos cinemas. Veja o trailer:

    Veja mais