cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • GAMES
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Marcélia Cartaxo vive apaixonada por arte no premiado Pacarrete

    O longa nacional chega às plataformas digitais nesta quinta-feira (07)
    Por Alexandre Dias
    07/01/2021 - Atualizado há 10 meses

    A comédia dramática Pacarrete é um dos grandes lançamentos nacionais desta quinta-feira (07) nas plataformas digitais. O longa do diretor Allan Deberton chegou aos cinemas em novembro com o prestígio das suas exibições em festivais e já emocionou o público. 

    Conheça a produção brasileira:

    Trama

    Na véspera da festa de 200 anos da cidade de Russas, no interior do Ceará, a personagem do título resolve presentear o povo com uma apresentação de dança. Incompreendida pelos outros cidadãos que a julgam de louca, ninguém parece se importar com ela.

    O fato da população dar as costas a Pacarrete se deve em parte por um cultura conservadora. Ou seja, alguém que exalta a arte - no caso, a dança - como ela, não é uma pessoa adequada aos padrões sociais impostos por esses moradores. 

    Direção

    Pacarrete é o primeiro longa-metragem do diretor Allan Deberton. O projeto é extremamente pessoal ao cineasta, afinal, Russas é a cidade natal de Deberton, onde também ocorrem as filmagens. 

    Ele comentou sobre o filme: "Fico pensando nas inadequações e em como é triste ter que gritar para ser ouvido, para ser respeitado. Quem assiste ao filme sai modificado, eu tenho certeza, pensando em alguém não muito distante... Pode ser uma vizinha, uma tia, ou um senhor excêntrico. Pacarrete pode ser um estado de espírito. É quando a gente vive quem a gente é."

    Elenco

    A protagonista é encarnada por Marcélia Cartaxo (Velho Chico). O elenco também conta com nomes como João Miguel (Estômago), Zezita Matos (Marés), Soia Lira (Central Do Brasil), Rodger Rogério (Bacurau) e Débora Ingrid (Clarisse Ou Alguma Coisa Sobre Nós Dois).

    O longa também contou com pontas de atores da própria cidade de Russas. 

    Festivais

    Pacarrete passou por 39 festivais, sendo alguns deles: Shanghai International Film Festival, LABRIFF – Los Angeles Brazilian Film Festival, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e Festival de Cinema de Gramado. 

    Nesse último, o longa foi um dos principais vencedores e ganhou oito prêmios Kikito: Melhor Filme, Melhor Filme Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Atriz, Melhor Roteiro, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Desenho Sonoro.

    Trailer