cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Marcos Palmeira em especial no Canal Brasil

    Por Da Redação
    09/06/2002

    Da Redação www.cineclick.com.br

    Dia 17 de junho (domingo), às 20h, o Canal Brasil apresenta um especial inédito sobre a vida e a carreira de um galã que não quer ser só mais um rosto bonitinho seja nos palcos, no cinema ou na televisão: Marcos Palmeira.

    Dedicado ao cultivo de alimentos orgânicos, o ator aprendeu a respeitar a natureza também com os índios. Quando tinha 17 anos, passou dois meses em uma aldeia xavante no interior do Brasil. Aos 18, começou a trabalhar no Museu do Índio e ficou 28 dias em companhia dos índios Araras - oportunidade em que se viu fazendo teatro com eles. A partir dali, decidiu levar a sério a carreira de ator.

    Filho do diretor Zelito Vianna e integrante de um verdadeiro clã de artistas, Marcos Palmeira conta que procurou seguir carreira pelos próprios paços, embora ter morado numa casa que respira cinema teve suas vantagens, como, por exemplo, saber os filmes que estavam em pré-produção para ir "com a pastinha embaixo do braço" nas produtoras pedir uma chance.

    Palmeira conta como aconteceu sua estréia no filme Memórias do Cárcere (1984), de Nelson Pereira dos Santos, em uma pequena participação. Depois viriam muitos outros, como A Cor do seu Dinheiro (1986); Fulaninha (86); Romance da Empregada (1987); Dedé Mamata (1988), que considera "um encontro entre ator e personagem" e Villa-Lobos - Uma Vida de Paixão (2000). Com mais de 15 longas no currículo, ele ainda arruma tempo para cuidar da fazenda Vale das Palmeiras, em Teresópolis.

    O ator também fala sobre o reconhecimento através de protagonistas em novelas. Segundo ele, Pantanal (1990) popularizou sua imagem, enquanto Renascer (1993) a consolidou. Marcos Palmeira também comenta sobre as várias possibilidades que a novela proporciona ao ator, capaz de fazer experimentações, errar e acertar.

    Essas e outras histórias Marcos Palmeira conta no programa Retratos Brasileiros, que traz ainda a participação das atrizes Dira Paes e Ana Beatriz Nogueira; do ator Ernesto Piccolo, dos diretores Daniel Filho, Miguel Farias Jr. e Zelito Vianna.