cineclick-logo
    botão de fechar menu do cineclick
  • FILMES
  • NOTÍCIAS
  • CRÍTICAS
  • LISTAS
  • © 2010-2021 cineclick.com.br - Todos os direitos reservados

    Martin Scorsese diz que considera a tecnologia 3D libertadora

    Por Da Redação
    22/11/2010

    Após o renascimento da tecnologia 3D nos cinemas, principalmente através de Avatar, de James Cameron, uma enxurrada de filmes chegou aos cinemas visando, em grande parte, o lucro gerado pelos caros ingressos deste tipo de sessão. Mas, para alguns cineastas, o 3D vai além de uma simples forma de arrancar dinheiro das pessoas.

    Martin Scorsese (Os Infiltrados), lendário diretor norte-americano, está gravando seu novo projeto, The Invention of Hugo Cabret, com a tecnologia 3D, notícia que assustou diversos fãs mais conservadores. O Guardian esteve no set de filmagem e pode acompanhar um animado diretor, que viu no 3D uma nova forma de expressão artística.

    “Cada tomada é uma nova maneira do cinema repensar a narrativa, como contar uma história com uma imagem", afirma o diretor. "Agora, não estou dizendo que temos que jogar dardos na câmera, não estou dizendo para usarmos isso como artifício, mas é libertador", explica.

    Scorsese vai ainda mais longe, dizendo que "é literalmente um cubo mágico toda vez que você tem que planejar uma tomada e trabalhar o movimento de câmera". "Mas isso também tem uma beleza. As pessoas parecem estátuas vivas. Elas se movem como escultura, como se a escultura estivesse se movendo de determinada forma. Como dançarinos” completa o entusiasmado diretor.

    O cineasta também diz que se sente desafiado pela nova tecnologia e que o 3D o leva a pensar como Picasso e em como o pintor espanhol foi inspirado pelos trabalhos de Méliés e dos irmãos Lumiére, considerados criadores do cinema.

    The Invention of Hugo Cabret é a adaptação do livro de Brian Selznick, que conta a história de um garoto órfão que vive secretamente nos muros de uma movimentada estação de trem de Paris. Ao tentar consertar um homem mecânico, começam as confusões, aventuras e mistérios para o jovem.

    O longa conta com Asa Butterfield (O Menino do Pijama Listrado), Sacha Baron Cohen (Borat) e Ben Kingsley (Ilha do Medo) e tem lançamento previsto para 9 de dezembro de 2011.