Matrix 4: As teorias que justificam a ausência de Morpheus

Entenda porque o importante personagem ficará de fora

26/08/2020 13h25

Por Daniel Reininger

O ator Laurence Fishburne confirmou que não volta ao papel de Morpheus em Matrix 4 e, na verdade, ele nem mesmo foi convidado. O mais esquisito é que ele é um dos poucos personagens que sobreviveu ao fim da trilogia, ao contrário de Neo, vivido por Keanu Reeves, e Trinity, interpretada por Carrie-Anne Moss. Por que isso acontece? Bem, vamos explorar os motivos para essa mudança.

Vale lembrar que ainda há poucos detalhes sobre Matrix 4, mas, recentemente, Reeves falou sobre o texto do longa, que foi escrito pela diretora - e uma das criadoras da saga - Lana Wachowski, com Aleksandar Hemon (Sense 8) e David Mitchell (A Viagem): "Lana Wachowski escreveu um belo roteiro e uma história espetacular que ressoou em mim. Essa é a única razão para eu fazer [o filme]. Trabalhar com ela de novo é maravilhoso. Tem sido muito especial e a história tem, eu acho, coisas muito significantes para dizer, que nós podemos absorver."

Veja motivos para o tão elogiado roteiro ficar sem um dos principais personagens da saga:

Morpheus mais novo

A resposta para esse enigma pode estar no jogo The Matrix Online, um videogame lançado em 2005. Apesar da diferença de plataforma, o jogo foi apresentado como uma continuação genuína da trilogia, expandindo a narrativa oficial. Entre os vários eventos significativos que ocorreram dentro do game estava a morte de Morpheus, assassinado por um programa misterioso.

O enredo do jogo mostra Morpheus irritado com a recusa das Máquinas em devolver o corpo de Neo, então ele começa a causar problemas na Matrix até ser morto pelo programa chamado The Assassin. Se Matrix 4 realmente mantém The Matrix Online como parte do cânone oficial da franquia, a morte de Morpheus fornece uma explicação clara do porque o personagem precisaria de um novo ator no próximo filme.

E como a franquia trata de reencarnação como um dos pontos principais em volta de Neo (ele possuía várias versões antes da última vista no filme), Matrix 4 utilizará esse conceito para todos os personagens e, por isso, terá uma versão jovem de Morpheus. 

Uma das novas adições ao elenco da saga é Yahya Abdul-Mateen II, o Arraia Negra de  Aquaman. Tudo indica que seu papel será exatamente o de uma versão jovem de Morpheus.

Novos propósitos

Enquanto Neo e Trinity também parecem estar mortos no final da trilogia Matrix, o jogo The Matrix Online sugere que a dupla ainda estaria viva, de alguma forma, cumprindo a profecia do Oráculo do final de Matrix Revolutions. Morpheus, por outro lado, está devidamente morto, sem nenhum caminho de volta, e esse pode ser o motivo por trás de seu novo visual do personagem em Matrix 4.

Ou seja, é bem provável que Neo e Trinity sejam trazidos de volta para um novo propósito. Falta saber se isso acontecerá por voltando da própria Matrix, das Máquinas ou se acontecerá por vontade de alguma outra facção capaz de restaurá-los.

Outra possibilidade é que, simplesmente, tudo se manteve igual e agora é preciso ter um novo escolhido. Por isso, o novo visual de Morpheus, que seria o tal. Talvez o retorno de Neo e Trinity seja uma vontade das máquinas, exatamente para manter a lenda dos heróis, enquanto dá esperança à humanidade em sua prisão virtual.

Nova Matrix

E, é claro, existe a chance dessa ser outra Matrix completamente. É possível que o roteiro salte vários anos ou séculos e o status quo tenha voltado ao normal, pré-Matrix Revolutions, e agora exista um novo Neo, uma nova Trinity e um novo Morpheus, que simplesmente estão com idades trocadas após reencarnarem anos ou séculos depois. Será que os roteiristas arriscariam uma mudança tão grande assim? Parece interessante, porém radical.

Surpresa

Existe ainda a chance de Laurence Fishburne estar no filme como Morpheus de sempre, mas sua participação ser um segredo muito bem guardado, afinal, se for uma reviravolta, ninguém quer essa surpresa entregue ainda na produção do filme, certo? Qual o contexto para esse retorno? Bem, ele sobreviveu ao fim da trilogia Matrix e, se Neo e Trinity podem voltar, ele também pode.

Vale lembrar que Lana criou a saga na década de 1990 ao lado da irmã, Lilly Wachowski. A trama do filme original mostra uma realidade paralela criada pelas máquinas em um mundo pós-apocalíptico. A franquia faturou US$ 1,6 bilhão nas bilheterias mundiais.

Matrix 4 está programado para chegar às telonas no dia 01 de abril de 2022.

 

Nesta notícia você leu sobre: Matrix 4, Keanu Reeves, Carrie-Anne MossA Viagem

Veja também: 

Matrix 4: Veja tudo o que sabemos sobre o filme

Deadpool 3 e mais: Os próximos projetos de Ryan Reynolds


Deixe seu comentário
comments powered by Disqus